Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Influenza aviária: Alagoas proíbe eventos com aves por 90 dias

Medida tem como objetivo prevenir o risco de "ingresso e disseminação de influenza aviária de alta patogenicidade no país"

O Instituto de Meio Ambiente (IMA) de Alagoas informou, nesta quinta-feira (30), que está proibida a realização de eventos com aglomeração de aves por 90 dias em todo o Estado.

A medida tem como objetivo prevenir o risco de "disseminação de influenza aviária de alta patogenicidade no país", sendo proibidas atividades que envolvam exposições, torneiros, feiras e demais eventos.

De acordo com o IMA, o período de proibição dos eventos poderá ser prorrogado. "A suspensão aplica-se a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades."

Artigos Relacionados

MEDIDAS NACIONAIS

Em todo o país, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) suspendeu a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves. A portaria foi publicada nesta quinta (30).

Além disso, a portaria suspende a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados.

Inclusive, em janeiro, um alerta para a necessidade de adoção de medidas preventivas contra a gripe aviária em razão do aumento da notificação de casos de ocorrências de focos de influenza aviária (IA) já havia sido emitido.