Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Hospitais privados de SP apontam queda nas internações

Instituições apontam, contudo, para alta ocupação dos leitos de UTI. Hospitais seguem com cirurgias eletivas restritas a casos graves

Nos últimos 15 dias, o Hospital Albert Einstein apresentou uma queda de 43,9% no número de pacientes internados com Covid-19. A tendência de queda é comum aos hospitais privados da cidade e do estado de São Paulo, e também do Brasil, conforme levantamento do G1 e de associações das unidades de saúde.

No dia 31 de março, o Einstein tinha 282 pacientes internados por Covid-19, incluindo casos confirmados e suspeitos, em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), semi-intensiva e apartamentos.Na quarta-feira (14), o número caiu para 158.

Leia também

A redução também foi verificada no Hospital Sírio Libanês, no centro da capital, onde o número de internações pela doença caiu 27,7% no mesmo período, de 213 pacientes internados para 154.

A instituição destaca, contudo, que o número de pacientes em leitos de UTI pouco mudou - nesta quinta-feira (15), há 62 pacientes internados na terapia intensiva; no dia 22 de março, pico de internações no hospital, 63 precisaram do atendimento de alta complexidade.

Também nos últimos 15 dias, a Rede D'Or São Luiz registrou queda de 30% no número de pacientes internados por Covid em São Paulo.

Assim como o Sírio, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz vem registrando queda nas internações por Covid-19 nas últimas três semanas, com redução de 49%. Entretanto, a unidade registrou redução de 18% na ocupação dos leitos de UTI no período e de 69% nos leitos de enfermaria.

Os hospitais não interromperam a realização de cirurgias eletivas, mas reduziram o número de procedimentos, se restringindo àqueles considerados graves, conforme os protocolos nacionais e internacionais de classificação.

O Hospital Oswaldo Cruz informou que atua com cerca de 50% da capacidade de cirurgias eletivas, mas o registro de redução nas internações por Covid vai permitir a ampliação gradual deste atendimento nas próximas semanas, dependendo do avanço da pandemia no país.

A redução de internações, contudo, não significa que a pandemia tenha arrefecido. Nesta quinta, mais de 60% dos serviços municipais do estado de São Paulo estão com os estoques zerados de medicamentos do chamado "kit intubação". Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostram um aumento no número de mortes em casa suspeitas ou confirmadas por Covid-19, na cidade de São Paulo.

Outros hospitais privados da capital

A redução nas internações por Covid foi verificada nos outros grandes hospitais privados da cidade de São Paulo, nas últimas semanas.

Desde o dia 1º de abril, o Hospital do Coração registrou queda de 35% nos atendimentos de pacientes com Covid. Nesta quinta-feira atende 86 pacientes, sendo 54 em enfermaria e 32 na UTI.

Também desde o dia 1º, o Hospital São Camilo passou de uma ocupação 88% nas UTIs Covid para 68% nesta quinta. A queda também ocorreu nos leitos de enfermaria - de 73% para 61% de ocupação.

No mesmo intervalo, o Hospital Nipo-Brasileiro passou de 100% de ocupação dos leitos de UTI Covid e 10 pacientes na fila por transferência para 93% de ocupação e sem fila de espera.

Nas últimas três semanas, o Hospital Nove de Julho afirma que houve redução de 24% nas internações por Covid-19.

Os Hospitais Beneficência Portuguesa e Santa Catarina também registraram queda gradativa, mas não informaram o percentual de redução.

Panorama no estado e no Brasil

Uma pesquisa do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios (SindHosp) identificou que os hospitais privados do estado de São Paulo registraram leve queda nas internações de pacientes com Covid-19.

Em 10 de abril, 105 hospitais particulares foram questionados se houve aumento no número de internações por Covid-19 e 75% disseram que sim. Na pesquisa anterior, de 26 de março, o percentual era de 99%.

O panorama também foi verificado pelo governo de São Paulo, que inclusive avalia classificar regiões do estado em fases mais brandas da quarentena nesta sexta-feira (16). A taxa de ocupação dos leitos de UTI, contudo, estava em 86,4% na quarta-feira.

Outro levantamento com 71 instituições particulares do Brasil, feito pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), mostra que a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19, é de 85,14%, uma leve melhora em relação a semana passada (90,77%).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas