Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Hanseníase: Saúde reforça importância do diagnóstico precoce

Enfermidade pode evoluir e se tornar transmissível se não for tratada na forma inicial

O Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase e o Dia Mundial Contra a Hanseníase acontece no último domingo do mês de janeiro e por isso, a data é sempre marcada por ações que chamem a atenção da sociedade sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado à doença. Portanto, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió reforça à população a necessidade do diagnóstico precoce contra a enfermidade.

Causada pelo Mycobacterium leprae que acomete, principalmente, a pele, as mucosas e os nervos periféricos, a hanseníase é uma doença crônica e infectocontagiosa. Se não tratada na forma inicial, a enfermidade quase sempre evolui, torna-se transmissível e pode atingir pessoas de qualquer gênero ou idade, inclusive crianças e idosos.

Leia também

A responsável técnica do Programa de Controle da Hanseníase de Maceió, Vânia Bernardino, destaca a importância de realizar o diagnóstico precoce para dar início ao tratamento. “O diagnóstico precoce permite diminuir as chances de surgirem incapacidades físicas, além de favorecer a interrupção da cadeia de transmissão. O tratamento é gratuito e pode ser realizado nas unidades de saúde da capital”, informa.

Sintomas e transmissão

Os sintomas da hanseníase aparecem, principalmente, nas extremidades das mãos e dos pés, no rosto, orelhas, nádegas, costas e pernas. São manchas esbranquiçadas, amarronzadas ou avermelhadas, com perda de sensibilidade ao calor, ao toque e à dor.

A transmissão é feita por meio do contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz de uma pessoa doente. Mas, após a primeira dose do tratamento, ela já deixa de ser transmissível. O tempo de incubação da hanseníase é de dois a cinco anos, após a contaminação. A prevenção consiste no diagnóstico e tratamento precoces, o que ajuda a evitar a transmissão e o consequente surgimento de novos casos.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por meio de exame clínico e o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento da doença. Quando o diagnóstico é feito, ainda na forma inicial da doença, o tratamento é de seis meses. Já quando começa mais tardiamente, ele é de 12 meses, podendo o médico esticar um pouco em algumas exceções.

Janeiro Roxo

O Janeiro Roxo é uma campanha anual com foco no combate e prevenção à Hanseníase. A mobilização é promovida pelo Ministério da Saúde com o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Todas as ações têm como objetivo prevenir e combater a hanseníase, além de reduzir o estigma e o preconceito com as pessoas acometidas pela doença, que pode, se não for tratada a tempo, levar a incapacidades físicas.

*Com informações da assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas