Hábito de tomar chá pode aumentar a fertilidade masculina, diz estudo

Pesquisadores chineses encontraram maior concentração de espermatozoides no sêmen de homens que mant

Uma boa dica para homens que estão tentando engravidar a parceira é consumir chás pelo menos três vezes por semana. É o que afirma um estudo produzido por pesquisadores da Universidade de Hubei, em Wuhan, na China, a partir de informações cedidas por doadores do banco de esperma da província.

De acordo com o trabalho divulgado na revista científica Chemosphere, a concentração de espermatozoides encontrada no sêmen de indivíduos que tomavam chá pelo menos três vezes na semana era 5% maior quando comparada à dos outros. Quanto mais antigo era o hábito, melhores foram os efeitos observados sobre a fertilidade.

Ainda de acordo com a pesquisa, a inclusão de chás entre os hábitos alimentares, mesmo que ocorra em pequenas quantidades, pode melhorar a qualidade de esperma até de pessoas com hábitos considerados de risco para a fertilidade, como por exemplo, baixo Índice de Massa Corporal (IMC), alcoolismo e tabagismo.

Explicação

Os pesquisadores apontam a presença de polifenóis (antioxidantes) nos chás comumente consumidos na China – especialmente, o preto, verde e oolong – como uma das explicações para o resultado do estudo.

A pesquisa avaliou 1.385 homens saudáveis, sendo que 28% tinham costume de beber chá e 72%, não. Todos tiveram o esperma coletado entre abril de 2017 e julho de 2018.

Estudos científicos já apontaram que praticar atividades físicas e manter uma dieta equilibrada – incluindo frutas, vegetais e grãos – são fundamentais para homens que desejam aumentar as chances de engravidar a parceira. Na contramão, estão obesidade, tabagismo, alcoolismo e consumo de alimentos ricos em açúcar.