Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Hábito de tomar chá pode aumentar a fertilidade masculina, diz estudo

Pesquisadores chineses encontraram maior concentração de espermatozoides no sêmen de homens que mant

Uma boa dica para homens que estão tentando engravidar a parceira é consumir chás pelo menos três vezes por semana. É o que afirma um estudo produzido por pesquisadores da Universidade de Hubei, em Wuhan, na China, a partir de informações cedidas por doadores do banco de esperma da província.

De acordo com o trabalho divulgado na revista científica Chemosphere, a concentração de espermatozoides encontrada no sêmen de indivíduos que tomavam chá pelo menos três vezes na semana era 5% maior quando comparada à dos outros. Quanto mais antigo era o hábito, melhores foram os efeitos observados sobre a fertilidade.

Leia também

Ainda de acordo com a pesquisa, a inclusão de chás entre os hábitos alimentares, mesmo que ocorra em pequenas quantidades, pode melhorar a qualidade de esperma até de pessoas com hábitos considerados de risco para a fertilidade, como por exemplo, baixo Índice de Massa Corporal (IMC), alcoolismo e tabagismo.

Explicação

Os pesquisadores apontam a presença de polifenóis (antioxidantes) nos chás comumente consumidos na China – especialmente, o preto, verde e oolong – como uma das explicações para o resultado do estudo.

A pesquisa avaliou 1.385 homens saudáveis, sendo que 28% tinham costume de beber chá e 72%, não. Todos tiveram o esperma coletado entre abril de 2017 e julho de 2018.

Estudos científicos já apontaram que praticar atividades físicas e manter uma dieta equilibrada – incluindo frutas, vegetais e grãos – são fundamentais para homens que desejam aumentar as chances de engravidar a parceira. Na contramão, estão obesidade, tabagismo, alcoolismo e consumo de alimentos ricos em açúcar.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas