Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Grávidas devem usar camisinha para evitar transmissão de zika

Nos EUA, a recomendação é o uso correto e constante do preservativo

O vírus da zika assusta as grávidas do país inteiro. Isso porque há uma relação entre o vírus e a microcefalia. A recomendação mais recente é o uso de camisinha durante todo o período da gestação, já que estudos mostram que o vírus pode ser transmitido pelo sêmen. Nos Estados Unidos, a orientação para as grávidas é a abstinência sexual durante toda a gravidez ou o uso correto e constante do preservativo.

Ainda não se sabe tudo sobre esse vírus. Em 2016, já foram confirmados 192 casos de microcefalia ligados ao zika. Para falar sobre o assunto, o Bem Estar desta segunda-feira (25) convidou o consultor e infectologista Caio Rosenthal e o epidemiologista e diretor do departamento de DSTs, AIDS e hepatites virais do Ministério da Saúde Fábio Mesquita.

Leia também

John Brooks, do centro de controle de doenças do governo americano em Atlanta, conversou com o Bem Estar para esclarecer dúvidas sobre a transmissão sexual do vírus da zika.

"Sabemos que o vírus da zika é transmitido pelo sêmen. Por isso, para proteger as mulheres grávidas recomendamos abstinência sexual durante toda a gravidez ou o uso correto e constante do preservativo. Já se sabe que o vírus permanece no sêmen por pelo menos dois meses. Por garantia, recomenda-se a precaução por um tempo três vezes maior, ou seja, seis meses". Brooks ressalta que ainda se sabe muito pouco sobre a zika. Essas recomendações são provisórias, até que se entenda mais sobre a transmissão.

Vírus da zika

Assim como os vírus da dengue e do chikungunya, o vírus da zika também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas da doença provocada pelo vírus da zika são febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular. A evolução da doença costuma ser benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de 3 até 7 dias. O quadro de zika é muito menos agressivo que o da dengue, por exemplo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas