Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Cirurgias e órteses: conheça como é realizado o tratamento do Pé Torto Congênito

Deformidade se desenvolve ainda na gestação e afeta cerca de 1 a cada 1000 bebês no país, segundo Revista Brasileira de Ortopedia (RBO)

O Pé Torto Congênito é uma má formação caracterizada pela alteração nos ligamentos, músculos, tendões e ossos do pé, que se desenvolve ainda na gestação. De acordo com dados da Revista Brasileira de Ortopedia (RBO), a deformidade afeta cerca de 1 a cada 1000 bebês no país e é mais comum em meninos do que em meninas.

O ortopedista do Grupo Hapvida Notredame Intermédica, Dr. Rogério Barboza, afirma que o tratamento para o pé torto congênito não pode ser negligenciado, pois a permanência da deformidade é capaz de impedir o uso de sapatos comuns e dificultar o andar da criança, além de ser um problema de saúde pública que provoca problemas sociais e econômicos na vida do pequeno e seus familiares. O especialista também reforça a importância do diagnóstico precoce para essa condição, considerada uma das mais comuns entre as más-formações congênitas.

Leia também

Causas genéticas e ambientais

As causas do pé torto congênito não são totalmente conhecidas e ainda são bastante discutidas. “Acredita-se que pode estar associado a fatores genéticos, ambientais e posturais. Alguns estudos também atrelam a deformidade a doenças como paralisia cerebral, mielomeningocele, artrogripose e, mais recentemente, a síndrome congênita da infecção pelo vírus zika”, explica o médico.

Dr. Rogério esclarece que a deformidade pode afetar um ou os dois pés e que, quando a criança nasce, o diagnóstico é confirmado através da avaliação da forma e flexibilidade do pé. “O ideal é que o tratamento seja iniciado já nas primeiras semanas de vida”, complementa.

Gessos, cirurgias e órteses

De acordo com o especialista, o tratamento mais eficiente para tratar o pé torto congênito é o método de Ponseti, que consiste na manipulação do pé e na aplicação de gessos semanais na área afetada.

“Após a retirada do último gesso, o pé torto geralmente estará corrigido, sendo indicado o uso de órteses até os quatro anos de idade para manter a posição máxima de abdução do pé e permitir a mobilidade dos joelhos”, ressalta.

“Em casos mais graves, pode ser necessário intervenção cirúrgica e tratamento com fisioterapeuta para o fortalecimento dos músculos da perna da criança e apoio dos pés no chão”, finaliza o ortopedista do Grupo Hapvida Notredame Intermédica.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas