Exercícios físicos podem reduzir evolução do Alzheimer, dizem estudos

Diferentes pesquisas mostram que a prática de exercícios físicos reduz o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas

Os exercícios físicos são ótimos aliados da saúde. Eles não só reduzem as chances de depressão, mas são capazes de proteger o cérebro contra danos neuronais. Além disso, manter-se em movimento melhora a capacidade de cognição, mesmo de pessoas que apresentam algum tipo de demência em fases iniciais.

Estudos recentes comprovam que abandonar o sedentarismo é eficaz até mesmo para atenuar sintomas de quem já possui doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

A médica psiquiatra Jéssica Martani, explica como os pesquisadores chegaram nessa conclusão. “A principal teoria é sobre o Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF), que desempenha um papel central na neurogênese e plasticidade sináptica. Esta é a capacidade de produzir novos neurônios e novas conexões entre as diversas regiões do cérebro”, esclarece.

O exercício físico aumenta os componentes BDNF neurobiológicos que protegem contra depressão e combatem inclusive a perda de memória em pacientes com demência. “Tudo isso porque o BDNF pode atenuar a atrofia do hipocampo, principal local relacionado à memória. Isso diminui o risco de progressão para Alzheimer”, explica.