Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Estudo: remédio experimental para doença no fígado pode prevenir Covid

Medicamento UDCA, usado para tratar doença no fígado, pode prevenir infecção por Covid-19 e proteger contra futuras variantes

Cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, identificaram que o medicamento UDCA, usado para tratar cirrose biliar primária, colestase intra-hepática e outras condições colestáticas, pode prevenir a Covid-19. A conclusão foi publicada nesta segunda-feira (5/12) na revista científica Nature.

Os pesquisadores estudaram órgãos para doação, animais, pacientes e mini-órgãos criados a partir de células-tronco. Segundo a pesquisa, o medicamento, que ainda não é patenteado, é capaz de fechar a porta pela qual o vírus Sars-CoV-2 entra nas células.

Leia também

Os cientistas descobriram que uma molécula conhecida como FXR, presente em grandes quantidades no ducto biliar, regula diretamente a porta viral ACE2, que permite a entrada do coronavírus na célula. O medicamento “desativa” o FXR e fecha a porta ACE2, evitando a infecção.

Como o remédio tem como alvo as células hospedeiras, e não o vírus, a expectativa é que ele proteja contra futuras novas variantes da Covid-19, bem como outros coronavírus que possam surgir.

“As vacinas nos protegem estimulando o sistema imunológico para que ele possa reconhecer o vírus e eliminá-lo, ou pelo menos enfraquecê-lo. Mas elas não funcionam para todas as pessoas e nem sempre todos os pacientes têm acesso. Além disso, o vírus pode sofrer mutação para novas variantes resistentes ao imunizante”, explica um dos autores da pesquisa, Fotios Sampaziotis, no artigo de divulgação da publicação.

O interesse dos cientistas é encontrar formas alternativas de proteção contra a Covid-19 que não dependam do sistema imunológico. Dessa forma, o tratamento poderia complementar a vacinação.

Fases de testes

Na primeira fase da pesquisa, os cientistas utilizaram células cultivadas em laboratório e em hamsters. Eles observaram que o medicamento prevenia infecções nos roedores expostos ao Sars-CoV-2. Na época dos testes, os animais ficaram protegidos contra a variante Delta, que era nova e resistente às vacinas.

Em seguida, os pesquisadores trabalharam com outra equipe para verificar se as descobertas nos hamsters eram verdadeiras em pulmões humanos expostos ao vírus. Eles realizaram o teste em órgãos não qualificados para doação. Dois pulmões foram expostos ao coronavírus, mas apenas um deles recebeu o medicamento.

“Isso pode ser importante para transplantes, dados os riscos de transmissão de Covid-19 por meio de órgãos transplantados. O resultado pode abrir a possibilidade de tratar essas partes do corpo com medicamentos para eliminar o vírus antes do procedimento”, afirma um dos pesquisadores.

Na última fase, os cientistas realizaram testes clínicos com oito voluntários humanos. “Passamos cotonete no nariz dos participantes e encontramos níveis baixos de ACE2, uma proteína localizada na superfície das células que facilita a entrada do coronavírus. Ao identificarmos essas pequenas quantidades, deduzimos que o coronavírus teria menos oportunidade de infectá-los através do nariz, que é a principal porta para o vírus”, informa Sampaziotis.

Menor chance de ser infectado

Embora não tenha sido possível realizar um ensaio clínico em grande escala, os pesquisadores analisaram os dados sobre os resultados do Covid-19 em dois grupos diferentes de pacientes. Um deles já estava tomando o medicamento UDCA para condições hepáticas, enquanto o outro, não.

A conclusão foi de que as pessoas que receberam UDCA tinham menos probabilidade de desenvolver Covid-19 grave e serem hospitalizadas do que o outro grupo.

Os pesquisadores esperam que os achados sejam confirmados em estudos clínicos mais amplos. Caso haja resultados positivos, o medicamento pode se tornar essencial para proteger pessoas que não podem ser vacinadas e aquelas com maior risco de infecção.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas