Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Entenda a importância do acompanhamento para a saúde da mãe e do bebê

Conjunto de medidas é capaz de prevenir doenças e garantir o desenvolvimento saudável da gravidez, explica obstetra do Grupo Hapvida Notredame Intermédica

Detecção precoce de doenças maternas e fetais, orientação sobre a evolução do trabalho de parto e promoção do bem-estar físico e emocional ao longo processo de gestação e nascimento. Esses são alguns dos inúmeros benefícios do pré-natal, caracterizado pelo conjunto de medidas que tem como principal objetivo garantir o desenvolvimento saudável da gravidez.

De acordo com o Ministério da Saúde e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o ideal é que a paciente tenha no mínimo seis consultas de pré-natal ao longo da gestação. O médico obstetra do Grupo Hapvida Notredame Intermédica, Alexandre Melo, destaca a importância do acompanhamento e explica quando ele deve ser iniciado para garantir a saúde da mãe e do bebê.

Leia também

Quando começar o pré-natal?

Segundo o especialista, o ideal é que o pré-natal comece mesmo antes mesmo de a mulher engravidar.

“Recomenda-se que a futura mamãe passe por uma consulta de orientação pré-concepcional para que o médico entenda os costumes da gestante e avalie o seu estado geral de saúde, bem como identificar alguns fatores que possam eventualmente afetar a gravidez, como o consumo de tabaco, bebidas alcoólicas e medicamentos”, diz.

Após o primeiro atendimento e posterior confirmação da gravidez, um segundo atendimento se faz necessário para a solicitação de exames de imagem para confirmar, principalmente, a idade gestacional da criança.

Principais exames

Além da ultrassonografia, Alexandre Melo também destaca outros testes essenciais e que não devem deixar de ser feitos nesta fase da vida: exames de sangue, principalmente hemograma, tipagem sanguínea, fator RH, glicemia e sorologias, e exames de urina simples e urocultura.

“Dependendo da presença de doenças anteriores ou detectadas durante a gestação, podem ser aplicados, também, testes de função renal, função cardíaca, eletrocardiograma, ecocardiograma, e assim por diante”, complementa o obstetra do Grupo Hapvida Notredame Intermédica.

Periodicidade das consultas

As consultas do pré-natal devem ser mensais até o sétimo mês e, a partir da 34ª semana, quinzenais. No último mês da gestação, o acompanhamento médico precisa ser realizado uma vez por semana.

“Quanto mais precoce e de perto a gestante puder monitorar a sua condição de saúde e a do bebê, melhor. Lembrando que, se ela apresentar alguma complicação, como pressão alta e diabetes, o número de consultas deve ser reorganizado pelo médico responsável”, finaliza.

*ASSESSORIA

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas