Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Doença aumenta até quatro vezes risco de infarto e AVC, alerta cardiologista

Sábado (14) é o Dia Mundial da Diabetes; cerca de 16 milhões de brasileiros são atingidos pela patologia

Uma doença silenciosa, sem cura e que atinge 16 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Dia Mundial do Diabetes, celebrado neste sábado (14), chama a atenção para a importância da prevenção da patologia e suas complicações.

O diabetes se caracteriza pelo aumento da glicose no sangue, que pode ser ocasionado pela redução na produção de insulina ou pela resistência à ação dela sobre as células.

Leia também

De acordo com o cardiologista do Hapvida Maceió, Dr. José da Silva Leitão, pacientes diabéticos possuem o dobro de risco de apresentarem alguma doença cardiovascular, como infarto agudo do miocárdio e derrame cerebral.

"A hiperglicemia não controlada leva a um processo inflamatório e pode ocasionar a formação de placas de gordura e, consequentemente, obstrução de vasos cerebrais. Essas obstruções podem acarretar doenças arteriais periféricas, insuficiência real e até cegueira", explica o especialista.

Classificação de diabetes e controle da doença 

Segundo a OMS, o Brasil é o 4º país do mundo em portadores da patologia, que possui duas classificações: diabetes tipo I e diabetes tipo II.

"O diabetes tipo I precisa fazer reposição de insulina e é difícil de ser evitado. Geralmente se manifesta ainda na infância. Já o diabetes tipo II representa a maioria dos casos da doença e, normalmente, atinge obesos, hipertensos e sedentários", destaca o cardiologista do Hapvida Maceió.

Apesar de não ter cura, o médico afirma que a doença pode ser controlada com a adoção de hábitos saudáveis.

"Uma vez diagnosticado, o paciente precisa ter uma mudança radical no estilo de vida, e essa mudança começa com a prática de atividades físicas regulares e manutenção de uma dieta balanceada, com pouca ingestão de carboidratos", orienta o especialista.

"É muito importante que as pessoas se cuidem e visitem regularmente o médico. Na maioria dos casos, o diabetes pode ser evitado. Faça a sua parte. A sua saúde agradece", conclui.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas