Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento alerta para os riscos da automedicação

Farmacêutica explica que uso indiscriminado de remédios pode provocar reações alérgicas, dependência, ineficácia do tratamento e até morte

Analgésicos, antitérmicos, antigripais, vitaminas e antiácidos. Quando um mal-estar aparece é comum recorrer aos chamados “MIPs” – Medicamentos Isentos de Prescrição. De uma maneira geral, eles são usados para tratar sintomas conforme as orientações disponíveis nas bulas.

Mas todo cuidado é pouco na hora de ingerir qualquer tipo de remédio. Com o objetivo de chamar atenção para os riscos à saúde causados pela automedicação, o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento é lembrado nesta quarta-feira (5).

Leia também

“A utilização de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas pode resultar em consequências graves para a saúde do paciente, como reações alérgicas, dependência, ineficácia do tratamento e até morte”, alerta a farmacêutica do Sistema Hapvida Maceió, Eveline Macedo.

Principais recomendações e cuidados

Ela esclarece que, ao menor sinal de indisposição ou mal-estar, é preciso, primeiramente, avaliar qual tipo de substância é mais indicada para o caso com o auxílio de um profissional qualificado que, neste caso, é o farmacêutico.

“A recomendação é que a pessoa se dirija à farmácia e busque as devidas orientações quanto à melhor terapia para os sintomas. Também é importante esclarecer todas as dúvidas em relação à correta utilização da droga, como dose, horários e duração do tratamento”, diz.

A farmacêutica informa que idosos, bebês, grávidas e mulheres que estão amamentando só devem fazer uso de medicamentos sob prescrição médica.

Internet: vilã ou mocinha?

Com a pandemia da Covid-19, as pessoas ficaram mais reclusas em suas casas, e a internet se tornou um canal de disseminação de informações e dúvidas sobre diversas queixas de saúde. Mas Eveline chama atenção para a importância de fazer o bom uso dos mecanismos de busca com cuidado.

“O organismo de cada pessoa é muito particular e, por isso, não dá para generalizar o tratamento. O fechamento de um diagnóstico, independente da doença, requer, muitas vezes, exames clínicos. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de ingerir qualquer tipo de medicamento. Faça-o com responsabilidade”, finaliza a farmacêutica do Sistema Hapvida Maceió.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas