Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

CPML da Uncisal amplia oferta de exames de citologia ginecológica

Durante março, Centro disponibilizar 15 fichas por dia, de segunda à sexta-feira, no período de de 7h às 12h

O Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) irá ampliar, durante o mês de março, os atendimentos de exames de citologia ginecológica. A ação acontece no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Ao todo, durante março, o centro disponibilizar 15 fichas por dia, de segunda à sexta-feira, no período de de 7h às 12h. A sede do CPML está localizada na Rua Cônego Fernando Lyra, no bairro Trapiche da Barra, munidas de documento com foto e cartão SUS.

Artigos Relacionados

Para o exame, a orientação é de que as mulheres estejam em jejum de atividade sexual por dois dias. Também é necessário a suspensão de creme vaginal e ducha. Não é necessário apresentar solicitação médica.

A citologia é um exame indicado para mulheres que têm ou já tiveram vida sexual ativa, como forma de prevenir o câncer de colo de útero, pois ao avaliar as células que fazem parte do tecido uterino, é possível observar se há sinais indicativos de infecção pelo vírus HPV ou de câncer. O exame, também conhecido como “papanicolau”, é realizado através de coleta de células do colo uterino que serão fixadas em uma lâmina.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas