Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Covid: estudo mostra que casos fatais tinham inflamação descontrolada

Pesquisa descobriu que mecanismo imune responsável por inflamação sistêmica pode continuar mesmo após o vírus ser eliminado do organismo

Um estudo realizado na Universidade de São Paulo (USP) desvendou como alguns pacientes infectados pelo coronavírus desenvolvem inflamação sistêmica mesmo após se recuperarem da Covid-19. A condição pode ser responsável por desencadear complicações pulmonares ou trombose, problemas que precisam de atenção médica e podem levar ao óbito do indivíduo.

A pesquisa foi publicada em junho deste ano na plataforma medRxiv, ou seja, ainda não foi revisada pela comunidade científica. De acordo com os cientistas, o quadro inflamatório tem relação com os inflamassomas, proteínas formadas nas células em resposta a situações de estresse celular ou a infecções.

Leia também

Nos casos graves analisados, os inflamassomas foram encontrados em quantidade excessiva e estavam presentes mesmo após a eliminação do vírus do organismo dos pacientes. Isso significa que a resposta imunológica responsável pela inflamação não foi desativada depois que a infecção foi controlada.

O estudo contou com material coletado por meio da autópsia pulmonar de 47 pessoas que morreram de Covid-19 em 2020. Os pesquisadores compararam a resposta do organismo dos pacientes à primeira versão do coronavírus com a reação ao influenza, patógeno causador da gripe.

“O inflamassoma estava muito mais ativado em pacientes que faleceram por Covid-19 do que nos pacientes que morreram pela infecção com o influenza. Isso contribui para entendermos por que a mortalidade foi muito maior pelo SarS-Cov-2”, afirma a doutoranda Keyla de Sá, primeira autora do estudo, em entrevista à Agência Fapesp.

Os achados do grupo mostraram que, enquanto parte dos pacientes hospitalizados por Covid-19 apresenta alta carga viral e baixa ativação do inflamassoma, outra parte continua com a proteína ativada e com inflamação grave, um quadro que pode levar à morte. A descoberta pode auxiliar no desenvolvimento de tratamentos mais eficazes e específicos para esses indivíduos.

O professor Dario Zamboni, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), explica que o inflamassoma é um complexo proteico existente no interior das células de defesa. Quando elas são acionadas, as moléculas relacionadas à inflamação, conhecidas como citocinas, são produzidas para avisar o sistema imune que é preciso maior envio de células de defesa para a região infeccionada.

Além da Covid-19 e da gripe, os inflamassomas também atuam em doenças autoimunes, neurodegenerativas, alguns tipos de câncer e outras doenças infecciosas, como zika e chikungunya.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas