Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Como funciona o transplante de órgãos e de medula óssea entre pessoas vivas

Nos últimos quatro anos, segundo o Ministério da Saúde, foram realizados mais de 15 mil transplantes entre pessoas vivas no SUS

Para a realização do transplante de órgãos, existem dois tipos de doadores: o vivo e o falecido. No segundo caso, é a família quem autoriza a doação. Mas como funciona o transplante de uma pessoa viva? Nem todo mundo sabe, mas é possível doar em vida um dos rins, parte do fígado, parte dos pulmões ou medula óssea. Nesses casos, a legislação brasileira permite que cônjuges e parentes de até quarto grau sejam doadores. Para pessoas que não são parentes, só é possível com autorização judicial, exceto nos casos de doação de medula óssea.

No Brasil, nos últimos quatro anos, segundo o Ministério da Saúde, foram realizados mais de 15 mil transplantes entre pessoas vivas no Sistema Único de Saúde (SUS). A modalidade é possível desde que não impeça o organismo do doador de continuar vivo e não ofereça risco para a sua integridade.

Leia também

Como funciona?

Em relação ao transplante de medula óssea, a busca por doadores pode ser feita no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), o terceiro maior banco de doadores do mundo. Esse tipo de transplante pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. Os doadores brasileiros cadastrados no Redome podem atender pacientes no Brasil e também em outros países. Vale destacar que eles podem ser consultados para que confirmem a intenção anos após o cadastro, por isso é importante manter os dados atualizados.

Veja as principais condições que podem ser beneficiadas com o transplante entre pessoas vivas:

  • Rim: insuficiência renal crônica;
  • Fígado: doença hepática crônica ou hepatite fulminante;
  • Pulmão: casos graves de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC),hipertensão pulmonar ou fibrose cística;
  • Medula óssea: doenças que afetam as células do sangue, como leucemias e linfomas.

Quais os riscos?

Além dos riscos inerentes a uma cirurgia de grande porte, os principais problemas são infecção e rejeição. Para controlar esses efeitos, a pessoa transplantada usa medicamentos pelo resto da vida. Transplante não é cura, mas um tratamento que pode prolongar a vida com qualidade.

No caso do transplante de fígado, o doador pode ter problemas como dor abdominal, sangramentos e fístula biliar, por exemplo. A dor é comum no pós-operatório devido ao trauma da cirurgia, já as outras complicações são menos frequentes. O risco de morte é pequeno, menos de 1% para quem doa uma parte do fígado. Além do mais, até 70% do fígado pode ser doado, uma vez que ele se regenera.

Em relação ao procedimento de rim, é necessário um órgão inteiro, assim o voluntário passa a viver com apenas um deles, mas que é capaz de exercer as funções renais normalmente. Caso semelhante ocorre no transplante de pulmão.

Como os dois pulmões juntos têm no total cinco lobos — dois no pulmão esquerdo e três no direito, geralmente são retirados um ou dois para doação. O pulmão do doador não voltará a ter o mesmo tamanho, como acontece com a regeneração do fígado, entretanto, os lobos restantes serão capazes de desempenhar as funções respiratórias de maneira satisfatória.

A doação de medula óssea é a modalidade mais simples, comparada a de órgãos sólidos. A retirada pode ser feita de duas formas: uma consiste em punções no osso da bacia feitas em centro cirúrgico, com anestesia geral; e a outra é realizada por coleta de sangue na veia, sem anestesia. Os riscos são mínimos em ambos os casos, e a medula se recupera em poucas semanas. Caso o procedimento escolhido seja o de punções, a alta do doador ocorre no dia seguinte ao procedimento.

É importante ressaltar que nem todas as pessoas podem ser doadoras em vida. Para isso, é necessário apresentar boas condições de saúde comprovadas por exames médicos, sendo que gestantes não podem doar de órgãos. Em relação à medula óssea, a prática só é permitida quando não oferecer riscos à saúde.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas