Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Comer uma maçã por dia pode melhorar a saúde do coração. Entenda

Pesquisadores do Reino Unido e dos Estados Unidos afirmam que as maçãs protegem a saúde do coração quando consumidas diariamente

Um tradicional ditado de países de língua inglesa afirma que uma maçã por dia mantém o médico distante. A ideia do provérbio é que a fruta teria nutrientes necessários para garantir a boa saúde. Agora, pesquisadores dos Estados Unidos e Reino Unido descobriram que o dizer tem um fundo de verdade — uma revisão de 157 ensaios clínicos mostra que a fruta possui uma substância química capaz de afastar doenças cardíacas.

Os flavan-3-ols, parte do grupo dos flavonóides, estão presentes nas maçãs e também são encontrados no vinho tinto, chocolate amargo e chá verde. A substância é conhecida por ser capaz de melhorar a pressão arterial, o colesterol e os níveis de açúcar no sangue. Os pesquisadores aconselham as pessoas a consumir uma quantidade equivalente a 400 mg do composto bioativo por dia.

Leia também

Os estudos analisados destacaram os benefícios dos flavan-3-ols para a saúde, principalmente na manutenção do bem-estar e prevenção de doenças. Especialistas de vários países, financiados pela Academia de Nutrição e Dietética dos EUA, dedicaram-se a investigar mais o composto em ensaios clínicos.

Os resultados mostraram que a ingestão de flavanóides estava ligada à redução da pressão arterial, diminuindo o risco de ataques cardíacos e derrames. O composto também melhorou os níveis de colesterol, que, quando elevados, podem prejudicar a saúde do coração. Além disso, ele foi associado a níveis ainda menores de açúcar no sangue.

“Para reduzir o risco de doença cardiovascular, recomendamos consumir de 400 a 600 mg de flavan-3-ols por dia. Isso equivale a duas xícaras de chá verde, algumas frutas vermelhas e uma maçã. É muito mais eficaz ingerir a quantidade diária por meio de alimentos ou bebidas saudáveis ​​do que tomar um suplemento”, afirma o especialista em nutrição Gunter Kuhnle, da Universidade de Reading, na Inglaterra, ao Daily Mail.

O chá verde é o alimento com maior teor de flavanóides por xícara (320 mg), seguido pelo chá preto (280 mg), amoras (65 mg por 160 g) e cranberries secas (35 mg por 80 g). O chocolate amargo também é repleto do bioativo (20 mg por 18 g), assim como o vinho tinto (15 mg por copo de 150 ml), maçãs (15 mg por maçã pequena) e frutas vermelhas (10 mg por 150 g).

Consumo consciente

A equipe também observou que os riscos à saúde do consumo excessivo de álcool, por meio do vinho tinto, e das comidas com alto teor de gordura e açúcar, como chocolate amargo, provavelmente superam os benefícios dos flavanóides presentes nesses itens. Os cientistas alertam que suas descobertas se aplicam ao composto biotivo contido em alimentos, não em suplementos.

A pesquisa constatou ainda que os suplementos de flavan-3-ols podem causar sérios danos ao fígado e problemas estomacais quando tomados em altas doses.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas