Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Circuncisão pode ajudar na prevenção de ISTs, sugere pesquisa

Discussão que relaciona a circuncisão à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis é antiga e não está claro se vale para homens gays

Um pequeno estudo publicado na revista científica European Urology Focus encontrou evidências de que a circuncisão (a remoção da pele que cobre a cabeça do pênis, chamada prepúcio) pode alterar a abundância e a composição das bactérias fúngicas presentes naturalmente no órgão.

Os pesquisadores notaram que, após a cirurgia, algumas das comunidades bacterianas que encolheram foram associadas a inflamações e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Na prática, isso significa que a circuncisão poderia reduzir o risco de contágio por ISTs e limitar a inflamação nos tecidos penianos.

Leia também

O estudo, publicado no dia 22 de dezembro de 2022, foi realizado por cientistas de algumas universidades norte-americanas e da Índia e envolveu 11 crianças.

No entanto, existem várias discussões se de fato a prática pode prevenir o contágio por infecções sexualmente transmissíveis.

Antigo debate, mesmo impasse

Apesar de existirem poucos dados e estudos controlados sobre a circuncisão, teorias de que a cirurgia protege contra ISTs estão em circulação desde pelo menos os anos 1800, de acordo com os cientistas.

Desde então, inúmeros estudos observacionais e alguns ensaios clínicos randomizados ao longo dos anos encontraram evidências que sugerem que a circuncisão pode proteger, até certo ponto, os homens de algumas infecções.

Nos anos 2000, por exemplo, cientistas propuseram que a prática protegia contra a inflamação e a infecção pelo HIV, alterando o microbioma peniano.

No entanto, existem inúmeros fatores que influenciam a saúde humana e muitos outros que controlam a propagação viral e bacteriana. Muitos desses estudos foram realizados entre homens adultos e heterossexuais em nações em desenvolvimento. Ainda não está claro se os mesmos resultados valem para todos os países ou em homens gays ou queer.

Mas, em 2007, a Academia Americana de Pediatria dos Estados Unidos revisou a literatura sobre circuncisão e concluiu que as evidências atuais indicam que os benefícios para a saúde masculina da circuncisão em recém-nascidos superam os riscos.

Já os cientistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA reconhecem que a circuncisão pode proteger parcialmente do HIV, mas ao mesmo tempo, pontuam a falta de argumentos consistentes que sugiram que a cirurgia pode reduzir a transmissão do vírus entre a comunidade gay e queer.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas