Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Cientistas podem mapear evolução de epidemias por amostras de sangue

Estratégia desenvolvida por brasileiros pode ser usada para estimar a imunidade coletiva da população para outras doenças infecciosas

Um estudo internacional liderado por cientistas brasileiros mostrou ser possível entender a evolução das epidemias a partir da análise de amostras disponíveis em bancos de sangue. A prevalência de determinados anticorpos na população ajudam a montar um cenário do momento e como as infecções se espalharam.

O estudo, publicado na revista Life em 22 de setembro, se baseou originalmente na análises de amostras de sangue de oito cidades brasileiras: Recife, Fortaleza, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Manaus. A partir delas, os pesquisadores puderam fazer um “retrato” da pandemia de Covid-19 no país.

Leia também

Eles acreditam que o mesmo pode ser feito para fazer o cálculo de soroprevalência – que mostra a presença de anticorpos na população – de forma mais ágil e barata do que o feito atualmente, baseado em amostras aleatórias. O processo também poderia ser usado para estimar a imunidade coletiva da população para outras doenças infecciosas.

Foram feitos testes, entre março de 2020 e março de 2021, de 97.950 amostras coletadas em bancos de sangue e os pesquisadores mediram a prevalência de anticorpos do tipo imunoglobulina G (IgG). A presença de IgG indica se uma pessoa já teve contato com um patógeno, como o coronavírus.

Esse tipo de monitoramento é importante para que autoridades entendam as características de uma epidemia e possam estruturar políticas públicas, detectando, por exemplo, os locais onde as medidas de prevenção e tratamento estão funcionando.

Eles observaram que houve uma heterogeneidade na incidência das infecções no país, com diferenças de infecção por grupos e uma variação extensiva da taxa de letalidade, segundo contou o principal autor do estudo Carlos Augusto Prete Junior, pesquisador da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), à agência da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).

A taxa de casos de Covid-19 em dezembro de 2020, antes de a variante Gama se tornar dominante, variou de 19,3% em Curitiba a 75% em Manaus, por exemplo. A soroprevalência foi consistentemente menor em mulheres e doadores com mais de 55 anos, por exemplo.

As cidades com maior soroprevalência também tiveram maior mortalidade. Entre 1º de março de 2020 e 31 de março de 2021, a taxa de mortalidade por idade variou de 1,7 óbito por mil habitantes em Belo Horizonte a 5,3 mortes a cada mil pessoas em Manaus, que teve o dobro da mortalidade de Fortaleza, a cidade com a segunda maior proporção de mortes entre as analisadas.

O estudo foi liderado por cientistas do Centro Conjunto Brasil-Reino Unido de Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE), e contou com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade de Oxford e Imperial College de Londres, ambas no Reino Unido, e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas