Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Casos de covid-19 e influenza aumentam procura por antigripais, que devem ser consumidos com cautela

Medicamentos podem agravar quadros de hipertensão; imunologista explica como evitar infecções respiratórias e fortalecer a imunidade

Espirro, coriza, tosse e nariz entupido. Para muita gente, é praticamente impossível conviver com sintomas de gripes e resfriados, ou até mesmo a covid-19, sem fazer uso de antigripais. As infecções respiratórias, que tiveram um crescimento no número de casos nas últimas semanas, também fizeram aumentar a procura por esse tipo de medicamento.

Os antigripais estão disponíveis em quase todas as farmácias e, geralmente, podem ser adquiridos sem receita médica. O problema é que, assim como todo remédio, é necessário cautela quanto ao seu uso. O alerta é da imunologista do Sistema Hapvida Maceió, Dra. Gisele Casado, que também destaca a importância do fortalecimento da imunidade nesta época do ano.

Leia também

Posologia e reações adversas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 10% das internações hospitalares são causadas por mau uso de medicamentos, como os antigripais. A médica explica que eles aumentam as chances de efeitos colaterais indesejados ou até mesmo de reações alérgicas.

“Isso acontece porque eles são a mistura de várias medicações em um único comprimido, contando com substâncias antitérmicas, antialérgicas e descongestionantes”, diz.

A especialista também ressalta a importância de ficar atento à posologia do medicamento, que é a indicação da dosagem correta do remédio, respeitando os intervalos que constam na bula ou no verso da embalagem do produto.

Saúde do coração

Os médicos aconselham que hipertensos e cardiopatas procurem orientação médica antes de fazer uso de antigripais. O mesmo vale para crianças e gestantes. A imunologista do Sistema Hapvida Maceió reforça essa orientação.

“O coração é um dos órgãos mais afetados com o abuso dos remédios. Alguns antigripais possuem substâncias vasoconstritoras, que podem contribuir ou agravar quadros de hipertensão ou arritmias. Além disso, há outro problema. Um medicamento pode mascarar os sintomas de uma doença mais grave. No caso de dengue, por exemplo, o paciente pode evoluir para a forma hemorrágica”, ressalta.

Dicas para aumentar a imunidade

Segundo a Dra. Gisele Casado, quando houver dúvidas, é fundamental procurar orientação médica ou farmacêutica para saber exatamente qual medicamento utilizar, conforme a idade, tipo de doença e condições específicas de saúde. A especialista também ressalta a importância de fortalecer a imunidade nesta época do ano evitando, assim, gripes, resfriados e a covid-19. Confira as dicas:

  • Tenha uma boa noite de sono. Descanse o corpo e a mente o máximo que conseguir;
  • Consuma alimentos ricos em zinco, como castanhas e cereais, vitamina c, como acerola e limão, e ômega 3, como atum e sardinha;
  • Pratique exercícios físicos com frequência para aumentar a produção de anticorpos no organismo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas