Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Cárie é uma das doenças crônicas não transmissíveis mais prevalentes no mundo

Açúcar é o principal fator para desencadear cárie dentária, mas não o único

A cárie é a desintegração do dente, provocada pela higiene inadequada, associada à ingestão acentuada de alimentos açucarados e ultraprocessados. Também pode ser ocasionada por complicações de outras doenças ou medicamentos que diminuem a quantidade de saliva na boca, como, por exemplo, diabetes e hipertensão.

As lesões de cárie ocorrem quando os micro-organismos presentes na boca produzem ácidos a partir do consumo de restos de alimentos, principalmente açúcares. A hidratação melhora a salivação na boca. Isso associado a uma boa higienização bucal são fatores essenciais para o controle da cárie.

Leia também

Além de fazer a escovação com pasta fluoretada depois das refeições, é fundamental dormir com a boca limpa. O sono é o momento em que a boca fica mais tempo à mercê dos micro-organismos, pois há uma diminuição do fluxo de saliva.

Tratamento

O dentista é o profissional que poderá recomendar os melhores tratamentos e realizar os procedimentos corretos para retirar a parte cariada do dente. Normalmente, o processo para retirada da cárie depende da extensão da doença naquele dente.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas