Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Bivalente começa a ser aplicada hoje em idosos a partir de 60 anos

Vacina é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes contra a Covid-19 e protege contra a cepa original e as subvariantes

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Alagoas com o imunizante bivalente da Pfizer se inicia nesta segunda-feira (06). Desta vez, o público-alvo são as pessoas com idades a partir de 60 anos. Esta vacina é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron. O objetivo do reforço com a bivalente é expandir a resposta imune específica à variante ômicron e melhorar a proteção da população.

E, assim como ocorreu na Campanha de Vacinação contra a Covid-19 com o Imunizante Monovalente, o Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis, órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), preconiza que sejam vacinados pelo menos 90% do público-alvo. Esta medida confere a chamada imunidade de rebanho, que é o método utilizado em todo o mundo para conter, por meio de vacinas, as doenças infectocontagiosas.

Na primeira etapa da campanha, que teve início no dia 27 de fevereiro, começaram a ser imunizadas pessoas acima de 70 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILP), pacientes imunocomprometidos e comunidades indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

Seguindo o calendário, a partir do dia 20 de março, a vacina estará disponível para gestantes e puérperas e, em 17 de abril, para trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.

A dose de reforço será disponibilizada para as pessoas a partir de 12 anos de idade pertencentes a um dos grupos que tiverem completado o esquema básico da vacina Covid-19 (pelo menos duas doses da vacina monovalente) e que a última dose tenha sido administrada há 120 dias (4 meses) ou mais.

Artigos Relacionados

Segundo a gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, as pessoas que ainda não receberam as duas doses iniciais das vacinas Pfizer, Astrazeneca, Coronavac e Janssen precisam primeiramente completar esse esquema primário com as duas primeiras doses para ter acesso à bivalente.

“O critério para receber a bivalente é ter tomado pelo menos duas doses da vacina monovalente e a última tenha sido há pelo menos 120 dias. O mesmo serve para as pessoas que tomaram os demais reforços (3ª e 4ª dose), que também devem receber o imunizante bivalente quatro meses após sua última dose”, explica Eunice Amorim.

Na capital alagoana, a vacina está disponível no Maceió Shopping (segunda a sábado, das 9h às 21h), no Pátio Shopping (segunda a sábado, das 15h às 21h / Domingo, das 12h às 18h), no Centro de Atendimento ao Turista (CAT-Praia) – 15h às 21h, no Saúde da Gente Infantil, Mulher e nas Grotas – 8h às 20h; e nas 16 unidades que vacinam contra a Covid-19.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas