Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Aumento dos casos de gripe H1N1 provoca mudanças de hábitos em alagoanos

Médico diz que não há motivo para pânico; escolas e órgãos públicos adotam medidas preventivas

A gripe H1N1, também chamada "Gripe Suína", ficou conhecida entre 2009 e 2010, quando afetou grande parte da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 207 países e demais territórios notificaram casos confirmados entre este período. Foram quase nove mil mortos em decorrência da doença respiratória. O surto se alastrou, causando medo às pessoas.

Com o avanço das notificações, vacinas foram produzidas e os efeitos da gripe H1N1 foram diminuindo. Mas, em 2016 o número de casos notificados no Brasil já é superior a 2015 e o medo de contrair a Influenza A fez com que a população, órgãos públicos e instituições de ensino mudassem hábitos para evitar a contaminação. Médicos e unidades de saúde tranquilizam a população e dizem que não há motivos para pânico.

Leia também

A diretoria do Colégio Santíssimo Senhor passou a adotar medidas preventivas desde o segundo semestre de 2015, quando implantou pontos de álcool em gel nas portarias e nas salas de aula do Ensino Infantil. Todos precisam higienizar as mãos antes de entrar na unidade de ensino.

"Como possuímos um aglomerado de pessoas e o risco de contaminação é muito grande nesses ambientes, decidimos tomar essa iniciativa para prevenir, além de incentivar a higienização. Nosso foco são as crianças do [Ensino] Infantil, pois estão dentro do grupo de risco estabelecido pelo Ministério da Saúde", explicou Maria José Lopes, diretora do colégio.

Segundo ela, a escola possui cerca de 1.000 alunos e 110 funcionários. A aceitação da medida foi positiva com todos. A instituição pretende dar continuidade, mesmo sem o risco da gripe.

"Todos os pais elogiaram e principalmente entenderam o nosso propósito que é proteger seus filhos. As crianças logo disseminaram a informação e levaram o aprendizado para dentro de casa, inclusive incentivando os pais a adotarem essas medidas nas residências ou locais de trabalho", comemora.

Imagem ilustrativa da imagem Aumento dos casos de gripe H1N1 provoca mudanças de hábitos em alagoanos
| Foto: FOTO: Assessoria

Mãe de duas meninas, Ana Clara, de 4 anos, e Ana Luíza, de 2 anos, Camila Barros aprovou a iniciativa da escola e aprendeu com as filhas sobre o hábito de passar álcool em gel nas mãos. Agora, a família adotou a medida em casa.

"A iniciativa de colocar em prática o uso do álcool em gel nas crianças é de total importância, principalmente para a saúde. As minhas filhas chegaram em casa dizendo que, na escola, a tia passava gel nas mãos e era para comprarmos o álcool em gel para proteger da gripe. Achei engraçado, mas ainda não tinha começado a fazer isso. De uma certa forma, elas estão cientes do que está acontecendo hoje e aprendem desde cedo como evitar a contaminação", comentou.

Já a advogada Vera Cristina adquiriu três potes de álcool em gel, uma caixa de luvas e de máscara, por conta de sua mãe, Maria José, de 85 anos, que esteve acamada por duas semanas por causa de uma virosa. Devido à baixa imunidade, a advogada tomou essa medida de precaução para evitar que pessoas de fora possam contaminá-la ainda mais. Ela também possui um neto de apenas 4 meses de idade.

"Minha mãe tem 85 anos e todo o cuidado é pouco com ela, que já tem a saúde debilitada, assim como meu neto de apenas 4 meses, que ainda não tomou todas as vacinas. Ou seja, ele ainda não está protegido e por isso devemos sempre nos prevenir para não coloca-los em risco", disse.

Imagem ilustrativa da imagem Aumento dos casos de gripe H1N1 provoca mudanças de hábitos em alagoanos
| Foto: FOTO: Rafael Maynart

Órgãos públicos

Alguns órgãos públicos também adotaram medidas preventivas para evitar a contaminação e prevenir a gripe H1N1. No Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), a coordenação distribuiu em todas as unidades pontos de álcool em gel, como também disponibiliza máscaras e luvas caso haja necessidade.

De acordo com o coordenador de Serviços Gerais do TRE-AL, Luiz Gustavo, o órgão tomou essa iniciativa por se tratar de uma repartição onde há grande circulação de pessoas, principalmente nos próximos dias onde milhares de pessoas precisam regularizar o Título de Eleitor.

"Resolvemos colocar nesses locais por precaução, pensando no melhor para os servidores e na população, mas, infelizmente, a procura por parte da população é pouca, porque é um mal hábito do brasileiro", explicou.

Imagem ilustrativa da imagem Aumento dos casos de gripe H1N1 provoca mudanças de hábitos em alagoanos
| Foto: FOTO: Rafael Maynart

Não há motivos para pânico

De acordo com médico infectologista Celso Tavares, a H1N1 é um vírus como o de qualquer outra gripe, pois os sintomas são parecidos. O diferencial fica por conta da indisposição e da febre.

"Muita gente confunde resfriado com gripe. Apesar dos sintomas serem parecidos, a gripe se diferencia porque causa uma indisposição no paciente, como também há o sintoma da febre, que é o mais comum em casos de virose. O resfriado já existe a coriza, a secreção e outros fatores, mas não chega a causar uma indisposição em que o paciente fique impossibilitado de trabalhar, por exemplo", explicou.

Outro ponto que o infectologista salientou é que a Influenza A é uma virose e que requer todos os seus cuidados. O grande erro da população, de acordo com o médico, é procurar por auxílio médico quando os sintomas já estão em estado avançado.

"As pessoas tratam a virose com medicamentos simples de resfriado ou até mesmo nem tratam e quando os sintomas já estão agravados é que procuram auxílio médico. Às vezes, tarde demais, pois é nas complicações que se pode chegar até a morte. A gripe em si não mata, mas a falta de tratamento gera complicações possivelmente fatais", relatou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas