Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Arranhão em panela libera milhões de partículas tóxicas, diz estudo

Pesquisadores alertam sobre o efeito nocivo das substâncias per-e polifluoroalquil (PFAS), presente nas panelas de teflon, à saúde

Cientistas da Universidade de Newcastle, na Austrália, descobriram que um único arranhão em uma panela antiaderente é suficiente para liberar milhões de partículas de microplástico tóxico nas refeições. A informação foi publicada na revista científica Science of The Total Environment.

As substâncias per-e polifluoroalquil (PFAS), também conhecidas como “produtos químicos eternos”, podem ser encontradas em embalagens de alimentos, na água potável e em utensílios domésticos com teflon, usado para revestir frigideiras e fritadeiras elétricas e evitar que os alimentos fiquem grudados. Os PFAS são associados a uma série de problemas de saúde, como infertilidade e alguns tipos de câncer.

Leia também

Os médicos australianos conseguiram medir a quantidade presente de PFAS nas panelas revestidas com teflon com imagens Raman – a técnica envolve o uso de ondas de calor para monitorar a quantidade de partículas microscópicas e a interação delas.

Observou-se que a presença de um único arranhão ou marca de apenas 5 cm foi capaz de liberar até 2,3 milhões de microplásticos. Em geral, uma rachadura na superfície pode deixar para trás aproximadamente 9,1 mil partículas de plástico.

“Isso nos dá um forte aviso que devemos ter cuidado ao selecionar e usar utensílios de cozinha para evitar a contaminação dos alimentos”, afirma o professor e pesquisador Youhong Tang em comunicado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas