Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Após sobreviver a picadas de cobra, cientista promete antídoto 'popular

Pesquisador australiano que quase morreu ao ser atacado pela terceira cobra mais venenosa do mundo

Cerca de 4 mil pessoas são picadas por cobras todos os anos na Papua Nova Guiné, mas o governo do país nunca conseguiu comprar antídotos em quantidade suficiente para atender todas as vítimas, porque estes são caros e fabricados no exterior.

Agora, o pesquisador australiano David Williams diz ter encontrado uma maneira de produzir um antídoto eficiente e barato que poderia ajudar a resolver esse problema.

Leia também

Williams, que trabalha na Universidade de Melbourne, na Austrália, já chegou a ser mordido por cobras seis vezes. "A (picada) mais recente - e espero que seja a última - aconteceu há oito anos, na Papua Nova Guiné", contou ao programa Outlook, da BBC.

"Estávamos filmando um documentário para a rede de TV (australiana) ABC e eu queria fazer uma última cena em que a cobra passaria bem em frente à lente da câmera, enquanto o repórter falava, uns seis metros ao fundo."

A equipe de filmagem colocou uma cobra em um saco de modo que, ao sair, o animal passaria bem na frente da câmera.

"Infelizmente, a cobra saiu em direção ao repórter", conta Williams. "Então, pisei na parte de trás dela e a toquei nas suas costas com uma vara. Queria que ela mudasse de direção. Foi o que ela fez: só que ela pulou em mim e me mordeu três vezes na coxa."

Antídotos caros

A cobra que atacou Williams era uma Taipan da Papua Nova Guiné, cujo nome científico é Oxyuranus scutellatus canni. Pertencente a mesma família das temidas cobras coral e naja, a Taipan é tida como a terceira mais venenosa do mundo.

"Eu estava a 40 minutos de distância da cidade, o que não ajudava muito. Cinco minutos depois (da picada), comecei a sentir uma coceira na testa e na nuca. Eu sabia o que ia acontecer e disse aos meus companheiros que tínhamos de correr para o hospital."

"No carro, comecei a ter um choque anafilático ? uma reação alérgica grave. Não conseguia respirar e minha pressão caiu. Poderia ter morrido, mas eu tinha uma caixa de primeiros socorros comigo e consegui me medicar", conta.

"Usamos adrenalina e outras drogas para abrir minhas vias respiratórias, o que me permitiu respirar e chegar ao hospital. Quando acordei na manhã seguinte, parecia que tinha lutado com o Mike Tyson. Estava todo roxo e mal conseguia abrir os olhos, de tão inchados. Também não conseguia abrir a boca para respirar porque minhas vias respiratórias estavam inchadas."

O pesquisador australiano ficou uma semana no hospital. E sem o antídoto, não teria sobrevivido.

"Anualmente, entre 3.500 e 4 mil pessoas são picadas por cobras na Papua Nova Guiné. Cerca da metade dos casos requer antídotos, mas o governo consegue comprar apenas de 400 a 500 doses. Então, muitas pessoas não estão sendo tratadas", diz.

Segundo Williams, o país compra antídotos de fabricação australiana, que são de boa qualidade, mas muito caros: cada dose pode custar o equivalente a R$ 7.600.

"Na ausência do antídoto, o único recurso é colocar (as pessoas picadas) em unidades de terapia intensiva (UTIs), conectadas a aparelhos que as ajudam a respirar até que seus sistemas nervosos se recuperem", explica.

Fabricação própria

Williams decidiu tentar encontrar uma solução eficaz para a escassez de antídotos no país enquanto fazia pesquisas sobre os efeitos clínicos de picadas de cobra em um hospital em Port Moresby, a capital de Papua Nova Guiné.

"Estávamos coletando cobras para produzir veneno para projetos de pesquisa. Então pensamos: por que não tentamos achar um fabricante que concorde em criar um antídoto para nós??, lembra.

A solução foi encontrada na Costa Rica, onde um laboratório sem fins lucrativos concordou em fazer uma parceria com Williams e sua equipe.

"?Você fornece o veneno e nós produzimos (o antídoto)?, o fabricante me disse."

Segundo Williams, nesse esquema, cada dose de antídoto deve custar por volta de R$ 590.

"Temos a capacidade de produzir o suficiente para o país todo com um décimo do que o governo gasta hoje", promete.

"E queremos criar um antídoto que possa ficar fora da geladeira entre 3 e 6 meses. Assim, mesmo os postos de saúde pequenos, que não dispõem de sistemas de refrigeração confiáveis, poderão estocar o produto."

Williams conta que, nas áreas rurais da Papua Nova Guiné, crianças com menos de 15 anos recebem cerca de 45% das picadas e mulheres adultas recebem outros 35%. "Temos muita sorte em poder ajudar essas pessoas", diz ele.

À BBC Brasil, Williams contou que já esteve no Brasil duas vezes e que no país há 23 espécies de grande importância médica ? entre elas, a Jararaca, a Jararacuçu e a Surucucu.

O especialista também disse que, em suas pesquisas para desenvolver o antídoto para o veneno da Taipan, contou com a assistência de cientistas do Instituto Butantã e da Universidade de Campinas (Unicamp).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas