Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Anvisa pede suspensão do prazo para decidir sobre importação da Sputnik V

Ricardo Lewandowski, do STF, deu prazo até o final deste mês. Agência argumenta que necessita de mais dados sobre qualidade, eficácia e segurança antes de decidir sobre vacina russa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu nesta terça-feira (20) ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), para suspender o prazo dado ao órgão para decidir se autoriza a importação de doses da vacina russa Sputnik V.

Na última terça-feira (13), Lewandowski estipulou prazo até o fim deste mês para que a Anvisa decida sobre a "importação excepcional e temporária" de doses da vacina Sputnik V. O ministro tomou a decisão em uma ação protocolada pelo governo do Maranhão, que diz ter negociado 4,5 milhões de doses da vacina produzida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia.

Leia também

Segundo a Anvisa, dados sobre qualidade, eficácia e segurança precisam ser juntados ao processo de pedido de compra para decidir sobre "importação excepcional e temporária" de doses da vacina desenvolvida pela Rússia.

"Que seja reconhecida a possibilidade de suspensão do prazo de análise pela agência até que os dados sobre qualidade, eficácia e segurança sejam colhidos e juntados ao processo administrativo, permitindo, assim, uma análise técnica abalizada que permita, se atendidos todos os requisitos legais, o deferimento do pedido de Autorização Excepcional e Temporária de Importação e Distribuição da vacina Sputnik V feito pelo Estado do Maranhão", diz trecho da manifestação da Anvisa enviada ao ministro.

A Anvisa afirma que o prazo precisa ser suspenso para que as áreas técnicas da agência reguladora tomem uma decisão de forma segura e "voltada ao melhor interesse público, propiciando a conclusão das diligências que já estão em curso" sobre o pedido de uso da vacina.

A agência afirma ter recebido informações somente da autoridade sanitária da Argentina e que o conteúdo do informe enviado pelo órgão argentino está sendo avaliado pelas áreas técnicas da Anvisa.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas