Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Alongamentos fazem bem, mas também podem causar danos

Médico ortopedista explica que, sem a execução adequada, o alongamento pode forçar a articulação e causar prejuízos ao corpo

O alongamento bem feito antes de um treino é fundamental para evitar uma distensão muscular ou uma cãibra. No entanto, quando feito errado, o exercício pode prejudicar as articulações do corpo, como o quadril. Segundo o ortopedista David Gusmão, existem circunstâncias em que o alongamento pode agredir significativamente essas partes do corpo.

Para o médico, é um equívoco rotular erroneamente algumas pessoas como sendo muito “rígidas”. Na realidade, existem indivíduos que, devido à estrutura de uma articulação específica, podem ter dificuldade em executar determinados movimentos.

Ao realizar um alongamento, recomenda Gusmão, é importante considerar, em primeiro lugar, o conforto dos músculos e tendões e também a saúde da cápsula articular de uma articulação. Para isso, o ortopedista recomenda que não se faça o exercício respeitando algumas regras.

O ideal é não forçar

Os alongamentos mais conhecidos, como puxar o joelho em direção ao tronco, levar o joelho para o lado oposto enquanto deitado, ou o alongamento estilo “borboleta”, são exemplos de ações que podem ser prejudiciais para o quadril se não forçadas. É importante respeitar essas limitações e realizar os alongamentos de forma correta.