Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Alagoas imuniza menos de 70% da população contra a Covid-19

Estado apresenta o 9º pior percentual de imunização total da população do país e o 3º do Nordeste

Apesar do esforço do governo federal para imunizar toda a população contra a Covid19, o estado ainda apresenta baixos percentuais em comparação a outros do país. De acordo com os dados do consórcio de veículos de imprensa divulgados na última quarta-feira (9), Alagoas apresenta o 9º pior percentual de imunização total da população do país e o 3º do Nordeste.

O levantamento é resultado de uma parceria do consórcio de veículos de imprensa, formado por g1, “O Globo”, “Extra”, “O Estado de S.Paulo”, “Folha de S.Paulo” e UOL. Os dados de vacinação passaram a ser acompanhados a partir de 21 de janeiro. Os dados do consórcio mostram que 2.338.220 alagoanos estão totalmente imunizados ao tomar a segunda dose ou a dose única de vacinas. Este número representa 69,21% da população total do estado.

Leia também

A dose de reforço foi aplicada em 1.233.263 pessoas, o que corresponde a 36,51% da população. O percentual em Alagoas é abaixo do registrado nacionalmente, que chega a 79,9% da população total do país. Já comparando com os outros estados, aparece é o 9º lugar com o menor percentual, perdendo apenas para Maranhão (67,22%), Amazonas (66,45%), Paraíba (64,44%), Tocantins (63,87%), Rondônia (62,94%), Acre (62,88%), Amapá (56,34%) e Roraima (53,3%).

No Nordeste, o estado ocupa o terceiro pior percentual perdendo apenas para Maranhão (67,22%) e Paraíba (64,44%). A população com 3 anos de idade ou mais (ou seja, a população vacinável) que está parcialmente imunizada é de 50,92% e a população com 3 anos ou mais que está totalmente imunizada é de 30,8%.

A dose de reforço foi aplicada em 50,67 % da população vacinável (com 18 anos de idade ou mais). Na capital alagoana, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, estão totalmente imunizados ao tomar a segunda dose ou a dose única de vacinas 783.136 maceioenses, o que representa 79,39% da população vacinável. Na população pediátrica que recebeu as duas doses, na faixa etária de 5 a 11 anos, o percentual é de 41,46%.

ALERTA PARA VACINAÇÃO

Os números preocupam os profissionais da saúde. Segundo o infectologista Fernando Maia, por conta da redução do número de casos e mortes, a população deixou de procurar a vacina e segue sem a imunização completa.

No entanto, ele relembra que a pandemia ainda não acabou e a possibilidade de uma nova onda existe principalmente com a descoberta de mais uma variante do vírus.

“Não há falta de vacinas tanto em Alagoas como em todo Brasil. O que realmente preocupa é saber que a população relaxou, não está procurando completar a imunização por conta da baixa dos números. Sabemos da redução, mas o risco ainda existe e é necessário que todos se conscientizem de que não estamos livres de uma nova onda da Covid-19”, alertou Maia.

A forma mais grave da doença ainda é manifestada em algumas pessoas e, segundo o infectologista, poderia ser evitada com a imunização. Pessoas maiores de 60 anos e com comorbidades seguem como população com alto risco de infecção. “O vírus ainda está circulando, mesmo que as pessoas acreditem que os riscos diminuíram, ainda existe”, acrescentou o infectologista.

A nova variante do coronavírus, chamada de BQ.1 - identificada no Rio de Janeiro - é uma nova preocupação das autoridades da saúde. Ela é derivada da variante ômicron, uma cepa que circula hoje na Europa e causou o aumento de infecções em países como Alemanha e França. Não há mudanças em relação aos sintomas, que continuam sendo, para a maioria dos pacientes, dor de cabeça, tosse, febre, dor de garganta, cansaço, perda de olfato e paladar.

A característica principal que a difere de outras cepas é um escape muito maior da proteção das vacinas. Mas o que vem acontecendo na Europa é que desde que as pessoas tenham a dose de reforço, ela supera a imunidade em relação à infecção, mas não causa casos graves.

“A principal recomendação é estar com o calendário vacinal completo e atualizado, incluindo as duas doses de reforço. A proporção de indivíduos suscetíveis na população influencia diretamente na transmissibilidade das novas subvariantes. A nova variante parece ser mais transmissível, mas a tendência é que ela se manifeste de forma leve com as pessoas vacinadas. Quem não recebeu as doses recomendadas não está livre de ter um quadro grave. O alerta é vacinar”, concluiu Fernando Maia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas