Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Ação contra a dengue chega à orla de Ponta Verde neste domingo (7)

Iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde leva prevenção contra proliferação do Aedes aegypti


				
					Ação contra a dengue chega à orla de Ponta Verde neste domingo (7)
Arquivo/Sesau

Uma ação de conscientização da população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, chega à orla de Ponta Verde, em Maceió, neste domingo (7). A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e terá início às 8h30, na rua fechada.

Na ocasião, serão distribuídos folders com instruções sobre as medidas que devem ser implementadas para combater o mosquito transmissor da dengue. Entre elas está manter as caixas d’água fechadas, limpar as calhas, não acumular entulhos e sucatas, fechar bem os sacos de lixo e guardar os pneus em locais cobertos.

Leia também

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte. Os portadores de doenças crônicas também apresentam maior suscetibilidade de apresentar doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial.

A gerente estadual de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis, a enfermeira Waldineia Silva, relata que para evitar aumento dos casos de dengue, a Sesau promove todos os anos orientações para os agentes de endemias municipais, solicitando que reforcem a busca ativa por focos do mosquito vetor, evitando desta forma possíveis surtos da dengue. Paralelamente, também são realizadas capacitações com médicos e enfermeiros dos 102 municípios alagoanos sobre o manejo clínico dos pacientes acometidos pela doença.

Dados

Em Alagoas, de 1ª de janeiro até 1º de abril, foram testados 117 casos por RT – PCR, onde foram identificados dois sorotipos da dengue no Estado. O DENV-1 foi constatado em 105 casos, distribuídos nos municípios de Atalaia, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Capela, Carneiros, Coqueiro Seco, Delmiro Gouveia, Jacuípe, Japaratinga, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Mata Grande, Olivença, Pilar, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São José da Laje, Senador Rui Palmeira e União dos Palmares. E o DENV-2 foi detectado em 12 casos, distribuídos nas cidades de Canapi, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Santana do Ipanema e São José da Laje.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas