Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

4 sinais sutis de que você está prestes a ter um burnout

Especialista em traumas lista os principais sinais do estresse relacionado ao trabalho. Sinais devem servir de alerta

Vivemos cada vez mais cansados e sobrecarregados. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial relata sofrer com estresse cotidiano e, a longo prazo, a recorrência pode gerar ansiedade, depressão e burnout. Também chamado de “síndrome do esgotamento profissional”, o burnout pode ser detectado a partir de quatro sinais.

“A síndrome em geral é identificada em seus estágios mais avançados, quando há alterações de sono, dificuldade de concentração, desregulação do padrão alimentar, aumento da ansiedade basal, problemas de relacionamento, alterações de humor importantes ou adoecimentos recorrentes. Como os sinais no início são mais sutis e vivemos um contexto de mundo do trabalho que normalizou a sobrecarga, é difícil percebê-los”, explica a psicóloga Ediane Ribeiro.

Leia também

Segundo Ediane, antes de entrar no estado de completa exaustão, o indivíduo vai passar por dez a doze fases que caracterizam o quadro. “O burnout é uma daquelas condições de adoecimento que temos que cuidar para não naturalizar. Podemos destacar quatro sinais que caracterizam as primeiras fases da síndrome e podem servir de alerta”, pontua. Saiba quais são:

1. Aumento da produtividade

A pessoa tende a produzir e a entregar mais. Além disso, ela começa a ser reconhecida pelos superiores por sua produtividade e competência. A cobrança por resultados aumenta e ela pode, inclusive, confundir sua necessidade de aprovação com motivação ao trabalha.

2. Isolamento social

Em função do maior tempo dedicado ao trabalho, os contatos sociais com os amigos e familiares começam a ficar mais restritos. Com o tempo, a pessoa começa a ter preguiça de ir a reuniões sociais. É como se ela estivesse se desconectando das pessoas ao seu redor e não se identificasse mais com elas.

3. Aumento das críticas

A pessoa começa a aumentar suas críticas em relação às outras pessoas, principalmente, ao compromisso delas relacionado aos próprios trabalhos. Passa a julgar as pessoas como irresponsáveis, descomprometidas e incompetentes, principalmente com pessoas que dão igual ou mais atenção às outras áreas da vida delas que ao trabalho.

4. Declínio do autocuidado

Hábitos de cuidado como alimentação, sono, exercícios físicos, entre outros começam a ficar prejudicados, e é nessa fase que começam a aparecer os primeiros sinais claros de aumento da ansiedade basal, irritabilidade e alterações de comportamento.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas