Carnaval: Sesau disponibiliza 2 mi de preservativos para cidades de AL

Alagoanos que desejam ter acesso aos preservativos devem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

Para o período carnavalesco, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disponibilizou dois milhões de preservativos masculinos e femininos nos 102 municípios de Alagoas. Os insumos foram recebidos do Ministério da Saúde (MS). O material foi enviado às Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), conforme a necessidade apresentada ao Programa Estadual de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

De acordo com o órgão, mensalmente, mais de um milhão de preservativos chegam ao estado, No entanto, o total é ampliado durante o carnaval, com o objetivo é garantir a segurança de todos os foliões. Também são ofertados gel lubrificantes íntimos.

O farmacêutico Paulo Roberto, do Programa Estadual de Combate às ISTs, explicou que a pasta começou a preparar o estoque em meados de novembro do ano passado. “Essa quantidade é suficiente para atender as nossas cotas mensais para cada município, bem como, para suprir as cotas extras que os municípios solicitam nesta época do ano. As relações sexuais devem ocorrer com segurança e, para isso, os preservativos estarão acessíveis”, disse.

Os alagoanos que desejam ter acesso aos preservativos devem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) municipais. Algumas cidades abrem postos volantes para a distribuição.

ENTENDA AS ISTs

As ISTs aparecem, principalmente, no órgão genital, mas também podem surgir em outras partes do corpo, como palma das mãos, olhos ou língua. Elas podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas nas genitálias, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas.

Ao perceber qualquer sinal ou sintoma, a recomendação é procurar o serviço de saúde, independentemente de quando foi a última relação sexual. É importante que não haja automedicação e que o tratamento seja prescrito por um profissional de saúde habilitado.

*com informações da assessoria.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://4et.us/rvw00p