Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CARNAFOLIA

Maceió tem carnaval: artistas locais e escolas de samba agitam capital

Rua Sá e Albuquerque terá o frevo ecoando das 16h às 18h; já na Praça Dois Leões, as bandas estarão presentes, garantindo a folia de maceioenses e turistas

Maceió mal curou a ressaca das prévias carnavalescas e já tem programação para a folia de Momo propriamente dita. O histórico bairro Jaraguá é um dos pontos que vai agitar a festa daqueles que optaram passar os quatro dias de carnaval na capital alagoana, mas não querem ficar longe dos festejos.

Este ano, Maceió – que tem uma ocupação hoteleira de mais de 90% no carnaval, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) – preparou uma programação para os foliões na Rua Sá e Albuquerque e na Praça Dois Leões. Também haverá apresentações culturais na orla da capital.

A programação, divulgada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), tem um toque especial: os maceioenses terão um espaço exclusivo para torcer em ritmo de festa pela escola de samba do Rio de Janeiro Beija-Flor de Nilópolis.

Ela vai homenagear a capital alagoana e o ilustre carnavalesco Benedito dos Santos, mais conhecido como Rás Gonguila, que fez história no carnaval de rua de Maceió nos anos 1930.

O desfile da escola de samba acontece no domingo (11), a partir das 23h, e será televisionado no QG do Rás Gonguila, que será instalado na Praça Dois Leões. Já na Quarta-Feira de Cinzas, a população também poderá acompanhar no espaço, em tempo real, a apuração dos votos.

Neste sábado, primeiro dia de carnaval, o frevo começa a ecoar às 16h e vai até às 18h, na Rua Sá e Albuquerque.

Depois, na Praça Dois Leões, o público poderá acompanhar as apresentação de artistas locais, de ritmos como samba, pagode e axé. Das 18h às 20h a festa será comandada pela banda Mô Fio; já a partir das 20h, a banda Samba Lelê agita os foliões.

No domingo (11), a programação conta, às 18h, com a banda Boca de Forno; às 19h30, com a Forrozão das Raios; e às 21h será a vez da banda Cai Dentro. Na segunda-feira (12), a banda Lela Brito anima o público às 18h; e às 20h, Jéssica & Banda sobem ao palco.

A terça-feira (13) fecha o carnaval com muito agito, a partir das 17h, com a banda Sabaki. A partir das 19h, um arrastão com trio elétrico, puxado por Naná Martins, sai do Estacionamento de Jaraguá, passa pelo Coreto e volta para o local de início.

O presidente da FMAC, Myriel Neto, considera que a programação promove o bairro Jaraguá, além de valorizar os artistas da terra. “Nossas expectativas são as melhores possíveis. Iremos valorizar o artista da terra, movimentar a economia e ver nossa Maceió representada na Marquês de Sapucaí com a Beija-Flor. Levaremos muito frevo, samba e folia para nosso amado Jaraguá, com uma festa para toda a família e para todos os gostos”, disse.

ESCOLAS DE SAMBA DESFILAM NA ORLA

A orla da Ponta Verde vai ser palco do desfile da Liga das Escolas de Samba Independentes de Maceió, com três agremiações se apresentando na segunda-feira (12), às 20h. São elas: Escola de Samba Girassol, Gaviões da Pajuçara e Unidos do Poço.

A Escola Gaviões da Pajuçara será a primeira a ganhar a avenida. Ela foi fundada em 12 de maio de 2000, levando tradição do samba no pé, cultura, brilho e alegria há mais de 20 anos. A agremiação se deriva do bloco tradicional Bonecos da Cidade e, atualmente, tem 800 participantes, a maioria deles da comunidade e bairros vizinhos.

A segunda escola a se apresentar é a Girassol. Sua história começa em 1983, quando foi criada pelos jogadores do time Ipiranga, que transformaram um bloco de rua na escola de samba e escolheram o azul e o amarelo como as cores oficiais do grupo.

Já a escola Unidos do Poço será a última a desfilar na avenida. De história, ela é a primeira. É o grêmio recreativo mais antigo em atividade de Maceió, fundada em 15 de novembro de 1955. São 64 anos de carnaval.

O presidente da escola Gaviões da Pajuçara, José Hilton Lopes Feitosa, diz que o desfile vai ter muito brilho e samba. “Quem for não vai se arrepender, porque a gente está caprichando na fantasia, na coreografia, vai ser muito bonito”, finalizou.