Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CARNAFOLIA

Carnaval em Alagoas chega ao último dia em clima de saudades

Após dois anos de pandemia, foliões puderam aproveitar dias de festas com programação em todo estado

Depois de dois anos de pandemia, que impediu a realização de uma das maiores festas populares do mundo, finalmente os foliões puderam aproveitar o carnaval, que chega ao último dia, nesta terça-feira (21), trazendo o sabor da saudades.

Da capital alagoana, aos quatro cantos de Alagoas, uma programação cheia de frevo, atrações musicais e blocos de rua levantaram a energia da população do Baixo São Francisco, ao Sertão; do Agreste, ao Litoral. Já na sexta-feira (17), as ruas das cidades começaram a ser preenchidas por foliões, fantasiados ou não, para dar as boas vindas a Festa do Momo.

Leia também

Assim foi em Penedo, cidade do Baixo São Francisco. Por lá, história e tradição se misturaram levando para o povo a Lavagem da Escadaria da Igreja de Nossa Senhora do Rosário do Pretos, ritual de origem nas religiões de matriz africana e que tem 20 anos de existência. O ponto alto do carnaval na cidade de Penedo é justamente o dia que antecede oficialmente o festejo.

A tradicional Lavagem do Rosário leva cultura e fé, com desfile das baianas, a lavagem da escadaria, solo sagrado do africano em Penedo; orquestras de frevo e música no Palco Folia. As batucadas Unidos do Bairro e Milionários do Samba também se apresentaram, seguidas das orquestras de frevo e os bonecos gigantes.

Em Jequiá da Praia, Litoral Sul de Alagoas, o destaque do carnaval foi o Bloco Topadão, que levou quase 10 mil pessoas às ruas da cidade mais nova do estado, atrás de um trio elétrico com show musical. Em Coruripe, cidade vizinha, 22 bandas fazem a festa nos quatro dias de carnaval em cinco polos, sendo os principais no Centro e no povoado Pontal de Coruripe.

Na Barra de São Miguel, quase 40 atrações, entre blocos e shows musicais, animam os foliões ao longo de todo o carnaval em seis palcos: Maçunim, Niquim, Caetés, Barramar, Palateia e Alto da Barra. A cidade do Litoral Sul de Alagoas é uma das mais frequentadas e badaladas no Carnaval, marcada por belezas naturais e casas de veraneio que recebem famílias da capital e outros estados brasileiros. E no fim de semana pós-carnaval, há uma programação especial de blocos para aqueles que trabalharam no período carnavalescos e não puderam aproveitar o momento.

Mais próximo de Maceió, Marechal Deodoro também animou os foliões, tando no Centro, quanto na famosa praia do Francês. Na cidade Metropolitana, o frevo no pé começou ainda na quarta-feira (15), com a 5ª edição do baile municipal, no Centro Histórico. Super-heróis, máscaras, piratas, policiais, e até Lampião e Maria Bonita estiveram presentes no baile, abrilhantando a noite que reúne centenas de deodorenses e visitantes.

A festa foi animada pela W frevo orquestra, que é composta por músicos deodorenses e sempre animam as festividades do município. As bandas Cheiro de Amor e É O Tchan, pela primeira vez estiveram em Marechal e fizeram os foliões tirarem pé do chão.

De quarta-feira (15) à Quarta-Feira de Cinzas (22), são mais de 60 blocos pelas ruas do Centro e povoados de Marechal. Amanhã (22) haverá o tradicional bloco dos Garçons, na praia do Francês. O local, que é ponto turístico, é rodeado de bares e restaurantes, sendo esse tipo de comércio uma das principais fontes de rendas locais. O objetivo é conceder a esses trabalhadores um dia de folia pós-carnaval.

Em Marechal, a ressaca do carnaval ainda vai tomar as ruas da cidade. No domingo (26), dois blocos encerrarão definitivamente o espírito carnavalescos.

Mais ao Norte, Alagoas conta com o tradicional carnaval de Paripueira, cidade litorânea, muito buscada neste período. Cerca de 20 bandas animam os foliões nas noites do carnaval, além dos blocos que percorrem às ruas ao longo do dia. Maragogi, um dos destinos mais buscados em qualquer época do ano em Alagoas, a animação fica mesmo por conta dos cerca de 30 blocos na orla marítima da cidade, nas Praias de Antunes e Barra Grande, e nas praças locais.

Segundo a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas, a expectativa é de que, até a quarta-feira (22), mais de 40 mil turistas estejam no Estado. De acordo com a pasta, a visita de tantos turistas tende a injetar na economia alagoana R$ 100 milhões nos quatro dias do carnaval. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH) afirma que, em Alagoas, já há uma ocupação de 90% dos leitos de hospedagens. Em 2021, a ocupação era de pouco mais de 80%.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas