Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Zolpidem: venda de medicamento para insônia cresce 676% no Brasil

Na primeira metade de 2022, mais de 10 milhões de caixas de zolpidem foram vendidas no país; entenda os riscos para a saúde

Entre 2012 e 2021, o número de caixas do medicamento zolpidem, indicado para insônia, comercializadas em território nacional subiu 676%. Os números são da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e foram enviados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ao portal R7.

Apenas no primeiro semestre deste ano, os brasileiros compraram 10,6 milhões de caixas do remédio, o que representa mais da metade (55,6%) do total de 2021.

Leia também

O que é?

O zolpidem é um remédio da classe dos hipnóticos e tem a venda autorizada no Brasil desde 2007. No entanto, o uso indiscriminado do medicamento pode acarretar sérios riscos à saúde e à integridade física. Sua utilização é de curto período – no máximo, quatro semanas.

Recentemente, diversos relatos têm viralizado na internet de pessoas que tomaram zolpidem e precisaram lidar com seus efeitos adversos, que incluem alucinações, agitação, pesadelos e depressão. Para o neurologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Wanderley Cerqueira de Lima, o medicamento está na moda.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas