Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Yanomamis: 60 indígenas estão internados e 9 seguem na UTI

Há apenas um hospital em Roraima preparado para receber as 53 crianças indígenas Yanomamis com quadros de desnutrição e malária

Com casos de doença diarréica aguda, gastroenterocolite aguda, desnutrição, pneumonia, acidente ofídico e malária, 60 indígenas Yanomamis seguem internados no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), em Boa Vista, capital de Roraima. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde encaminhadas ao Metrópoles, nesta segunda-feira (30/1), entre os pacientes na unidade hospitalar 53 são crianças e sete estão na unidade de terapia intensiva (UTI).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roraima possui 652.713, mas conta apenas com um hospital com a estrutura necessária para o atendimento de crianças de 0 a 12 anos.

Leia também

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, no ano passado ao menos 703 indígenas Yanomamis foram internados no HCSA. Destes, 58 foram por desnutrição.

Crise dos Yanomamis

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou emergência em saúde pública em território Yanomami como resposta aos números de casos por desnutrição e malária dentro da terra indígena. O atual mandatário visitou a área, em Roraima, e declarou que a população vive em uma situação “desumana”.

Os indígenas Yanomamis sofrem com a aproximação de garimpeiros ilegais dentro de seus territórios, responsáveis pela liberação de mercúrio nos rios e no solo dentro da terra.

A Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para investigar se existe omissão do governo de Jair Bolsonaro (PL) em relação à saúde dos Yanomamis.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas