Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Vídeo: Segurança dá 'gravata' em artista de rua no metrô do Rio

Ação aconteceu nesta sexta-feira (6), na estação Jardim de Alah.

Um vídeo gravado por um passageiro mostra um artista de rua sendo enforcado dentro de um vagão no metrô do Rio da tarde desta sexta-feira (6). O artista em questão é conhecido como Japonay MC.

"Já estava sem ar, eles apertaram firme meu pescoço. Se não fosse pelo menino que gravou o vídeo, estaria apagado até agora no metrô. Mas graças ao barulho que o pessoal fez estou bem, só tive mesmo que andar pra caramba depois de tudo, do Jardim de Alah ao Cantagalo, porque não deixaram mais eu entrar", disse o MC.

Leia também

O músico contou ainda que a confusão começou após a abordagem do segurança ser feita de forma "ignorante".

"Muitas vezes os seguranças pedem pra gente sair numa boa, mas hoje o tom foi agressivo, de uma forma ignorante. Então eu comecei a argumentar, depois virei as costas e continuei andando fazendo rima. Foi aí que ele me puxou pela mochila e me enforcou", completou Japonay.

O artista de rua diz que não tem intenção de registrar o caso na polícia.

"Entendo que o cara fez o trabalho dele, e sei que essas ordens vêm de cima. Penso na família desse segurança que precisa dele trabalhando. Então não vou fazer queixa nenhuma, só peço que as abordagens sejam tranquilas", reforçou.

Ajuda dos passageiros

Ao G1, o ator Pedro Aquino, autor do vídeo, contou que Japonay já se apresenta há muito tempo no metrô dançando e fazendo rap, e que não entendeu a ação truculenta dos seguranças, que começou na estação Jardim de Alah.

"Eu trabalho há três anos na Barra e, muitas vezes, já vi esse artista se apresentando. Hoje, eu estava em outro vagão quando comecei a ouvir: 'larga ele, larga ele'. Então as pessoas foram ver o que estavam acontecendo. Quando eu vi, o artista estava todo roxo, e as pessoas pedindo para os seguranças soltarem. Mas não vi quando começou a abordagem", explicou.

No ano passado, a Justiça proibiu a apresentação de artistas de rua no metrô do Rio de Janeiro.

Pedro contou ainda que chegou a conversar com o músico, que disse que os seguranças só pararam de apertar o pescoço quando as pessoas começaram a filmar.

"Sou artista também só não atuo, mas poderia ter acontecido comigo, com qualquer outra pessoa. Dói muito ver isso acontecendo no nosso país. Se a apresentação é proibida, as pessoas têm outras formas de pedir a retirada dos artistas, a comunicação precisa ser usada no lugar da violência. Precisamos lutar pelo fim da violência gratuita", acrescentou Pedro.

O que diz o MetrôRio

O MetrôRio esclareceu que a confusão começou após o cliente, que estava fazendo apresentação no interior do trem, se recusar a encerrar a atividade e a usar máscara.

Segundo a empresa, ele foi orientado sobre a legislação vigente, bem como quanto as decisões do Poder Judiciário, que proíbem apresentações artísticas no interior dos trens, e também sobre a obrigatoriedade do uso da peça de proteção, conforme determina a lei.

O MetrôRio informou que o episódio registrado na tarde desta sexta-feira está sendo apurado internamente para as devidas providências.

A concessionária disse ainda que não admite qualquer ação violenta por parte dos seus colaboradores.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas