Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Vídeo: Paulo Guedes dorme durante discurso de Bolsonaro na cúpula do Mercosul

Presidente participou da 57ª reunião de cúpula de chefes de Estado

Durante o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro na 57ª edição da reunião de cúpula dos líderes do Mercosul - bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, nesta quarta-feira (16), o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi flagrado cochilando.

Com a pandemia de Covid-19, as reuniões do Mercosul neste ano foram realizadas por vídeo, assim como outros encontros de líderes mundiais, a exemplo do G20 e do Brics.

O encontro de chefes de Estado ocorre duas semanas após Bolsonaro ter a primeira reunião bilateral com o presidente da Argentina, Alberto Fernández. Os dois têm uma relação marcada por hostilidades.

A conversa, também por videoconferência, ocorreu quase um ano após o início do governo de Fernández. Na oportunidade, o argentino disse que ele e Bolsonaro devem deixar "diferenças do passado e encarar o futuro com ferramentas que funcionem bem" entre os dois países.

Segundo o Ministério da Economia, durante uma reunião das equipes econômicas dos membros do Mercosul, na última segunda (14), o Brasil defendeu a revisão ampla da Tarifa Externa Comum (TEC) como forma de estabelecer uma estrutura tarifária mais eficiente e adequada para promover maior inserção do bloco no comércio internacional.

De acordo com a pasta, a expectativa é que as discussões sejam conduzidas durante o primeiro semestre de 2021, com a presidência pro tempore da Argentina. O secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Roberto Fendt, representou o Brasil na audiência virtual preparatória para a cúpula.

O encontro virtual desta quarta também marca o encerramento da presidência do Uruguai e a passagem à Argentina do comando rotativo do Mercosul. Segundo o Itamaraty, a reunião é uma "oportunidade" para avaliar as perspectivas do processo de integração regional.

Tags