Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Twitter põe alerta de informação enganosa em post de Bolsonaro, mas mantém no ar

Presidente contrariou a ciência mais uma vez e defendeu medicamentos sem eficácia contra a Covid

O Twitter colocou por volta das 20h desta sexta-feira (15) uma marcação no post do presidente Jair Bolsonaro que falava sobre um "tratamento precoce" contra Covid-19 que não tem comprovação médica, alertando que a mensagem viola as regras da plataforma sobre publicação de informações enganosas.

Este tipo de medida restringe a circulação do tuíte, mas mantém a mensagem no ar.

Leia também

Na postagem feita às 15h36 desta sexta, Bolsonaro disse que "Estudos clínicos demonstram que o tratamento precoce da Covid, com antimaláricos, podem reduzir a progressão da doença, prevenir a hospitalização e estão associados à redução da mortalidade".

Mas pesquisadores de diferentes universidades e países comprovaram que não há prevenção e/ou tratamento com a ajuda de medicamentos.

No fim da tarde, o G1 questionou a rede social sobre se a postagem violava suas regras e se alguma medida seria tomada neste caso.

Horas após a publicação, a rede social colocou um aviso em cima deste tuíte, dizendo que ele "violou as Regras do Twitter sobre publicação de informações enganosas e potencialmente prejudiciais" relacionadas à Covid-19".

Mas disse que "no entanto, o Twitter determinou que pode ser do interesse público que esse Tweet continue acessível". Não estava mais visível a contagem de curtidas e de compartilhamentos.

Em sua política de uso, a plataforma afirma que, se um post de um líder mundial violar as regras, "mas houver um claro interesse público em mantê-lo na plataforma, nós o colocaremos atrás de um aviso que trará contexto sobre a violação e permitirá que as pessoas cliquem e vejam o conteúdo se assim desejarem".

"O aviso é potencialmente informativo. Ele pode fazer com que a pessoa passe a procurar informações verdadeiras em outros canais e romper o canal da desinformação", avalia Yasmin Curzi, especialista em Direito Digital, da FGV-Rio.

"Adicionar uma informação a mais, um aviso ou um link para que a pessoa chegue à checagem de fato daquela informação é uma boa medida porque não suprime a manifestação de um usuário", diz Ivar Hartmann, professor associado do Insper e especialista em direito digital.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas