Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Tribunal libera Haddad de indenizar Edir Macedo

Ex-prefeito havia sido condenado a pagar R$ 79 mil por chamar o bispo de 'charlatão'

O Tribunal de Justiça de São Paulo aceitou um recurso de Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo, e o absolveu de um processo de danos morais movido pelo bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus. Macedo queria que Haddad fosse condenado a pagar indenização por agredi-lo verbalmente durante as eleições presidenciais de 2018, acusando-o com a expressão "fundamentalista charlatão (...) com fome de dinheiro".

A decisão desta quinta-feira (5), da 6ª Câmara Criminal do TJ de São Paulo, foi unanimidade entre os julgadores. Em nota, a Igreja Universal disse que a decisão contraria as provas do processo e que irá recorrer.

Leia também

Durante o processo, Haddad não negou ter pronunciado a fala, mas disse que o "fez sem ânimo de ofender ou causar dano ao bispo".

Haddad havia perdido na 1ª instância quando, em 12 de dezembro de 2018, o juiz Marco Antonio Botto Muscari, da 6ª Vara Cível de São Paulo, condenou-o a indenizar o bispo em R$ 79 mil pelas palavras. Para o magistrado, Haddad "lançou" a frase "nas mídias sociais com acesso a centenas de milhares de destinatários", provocando dano ao bispo.

Haddad foi, naquele ano, candidato petista à Presidência da República, perdendo a disputa para Jair Bolsonaro (sem partido), que era apoiado por Edir Macedo na época.

No recurso para o TJ, Haddad alegou uma nova tese firmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio deste ano, que inocentou um ministro por falas políticas. A Suprema Corte brasileira entendeu que "ante conflito entre a liberdade de expressão de agente político, na defesa da coisa pública, e honra de terceiro, há de prevalecer o interesse coletivo".

Assim, entendeu o TJ paulista nesta quinta-feira (5), Haddad poderia ter pronunciado a frase no contexto das eleições, quando era candidato, sem ter causado dano à imagem do bispo.

Leia a íntegra da nota da Igreja Universal sobre a decisão:

"A decisão dos desembargadores da 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) contrariou os fatos e todas as provas do processo.

Os advogados do Bispo Edir Macedo recorrerão desse acórdão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), com a certeza de que a verdade e o direito serão restabelecidos."

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas