Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Taxa de contaminação da Covid-19 em AL diminui e é a menor do NE

Atualmente a média nacional é de 0,91, número superior ao alagoano

A taxa de transmissibilidade (representada pela sigla Rt) do novo coronavírus em Alagoas está em 0,81, a menor do Nordeste, resultado direto da vacinação. Somente em Alagoas, o Governo Federal já enviou mais de 5 milhões de vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen . Uma semana atrás, em 23 de novembro, o número era de 0,92, significando a segunda menor taxa da região. Em nível nacional, a taxa Rt alagoana é a terceira menor, ficando atrás do Distrito Federal (0,76) e do Paraná (0,8).

O cálculo da Taxa Rt dos estados brasileiros é realizado pela plataforma Covid-19 Analytics, desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), de São Paulo. Quando uma taxa é igual a 1, significa que 100 pessoas infectam outras 100 pessoas. A taxa de 0,81 quer dizer que 100 pessoas infectam outras 81.

Atualmente a média nacional é de 0,91, número superior ao alagoano. No estado, no início da pandemia, em 2020, esse número já chegou a 3,47. Isso significa que 100 pessoas infectadas transmitiam o vírus para outras 347 pessoas.

Segundo a Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, a taxa Rt depende de algumas condições, incluindo os protocolos sanitários e a sazonalidade do vírus. O órgão ressaltou ainda que a sazonalidade do vírus é resultado de uma combinação de fatores, envolvendo temperatura e umidade, que representam as condições de sobrevivência dos patógenos no ar e nas superfícies. Assim, algumas doenças podem ter sua taxa de transmissibilidade maior a depender da época do ano.

*Com assessoria