Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Tarifa Social de Energia Elétrica deve dobrar e chegar a 24 milhões de famílias

O número de cadastros automáticos, contudo, pode ser menor, de acordo com a Aneel, em razão de dados preenchidos de forma incorreta

O número de beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica deve dobrar no ano que vem e acolher quase 24 milhões de famílias, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta quarta-feira (13/10).

O programa que dá desconto na conta de luz de famílias de baixa renda beneficia 12,3 milhões de lares, mas há outras 11,5 milhões de famílias que se enquadram nos critérios e que podem ser incluídas a partir de 2022.

Leia também

Desse total:

  • 7,4 milhões de famílias são oriundas do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal
  • 4,1 milhões são beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Atualmente, o programa custa cerca de R$ 3,6 bilhões. O valor é pago pelos consumidores de energia elétrica por meio de repasses na cobrança da conta de luz. Com o aumento dos subsidiários, o custo deve subir. Esse montante ainda não foi informado pela agência.

O número de cadastros automáticos, contudo, pode ser menor, de acordo com a Aneel, em razão de dados preenchidos de forma incorreta ou duplicidade de cadastro (mesmo CPF).

O desconto da Tarifa Social varia de 10% a 65%, até o limite de consumo de 220 quilowatts-hora (kWh) por mês. Famílias indígenas ou quilombolas têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas