Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Suspeitos de vender remédio ilegal contra o câncer são presos no DF

Quadrilha dizia ter 'remédio da USP'; fosfoetanolamina não tem registro. Esquema era chefiado a partir de chácara em Sobradinho, diz delegado

Policiais civis do Distrito Federal prenderam nesta terça-feira (8) integrantes de uma família suspeita de produzir e comercializar medicamentos sem registro com promessas de cura do câncer. O esquema era chefiado a partir de uma chácara em Sobradinho e o produto, vendido para todo o país e até para o exterior. A fosfoetanolamina não foi testada em humanos e não tem registro para venda no Brasil.

O faturamento do grupo é estimado em R$ 900 mil mensais. Cada frasco com os comprimidos era vendido por até R$ 180. Segundo a polícia, o laboratório funcionava na cidade de Conchal, no interior de São Paulo. O suposto esquema era investigado pela Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor e a Fraudes (Corf) da Polícia Civil.

Leia também

O laboratório em SP era chefiado por um químico de 50 anos, irmão do coordenador da quadrilha no DF, segundo a polícia. A fórmula para a produção da fosfoetanolamina teria sido furtada de um laboratório da USP pelo químico. Até a tarde desta terça, a Polícia Civil ainda apurava se a "receita" tinha sido seguida à risca pelo grupo.

Os irmãos foram presos no DF e em SP nesta terça. Até esta terça, continuavam foragidos uma irmã da dupla, o filho e a mulher de um dos homens. Os suspeitos serão indiciados por associação criminosa e venda ilegal de medicamentos. Se condenados, podem pegar até 23 anos de prisão.

Remédio sob suspeita

A eficácia da fosfoetanolamina no combate ao câncer não foi comprovada até o momento e a substância ainda passa por estudos no país. Em outubro, o Ministério da Saúde anunciou a criação de um grupo de trabalho para estudar o composto químico.

Imagem ilustrativa da imagem Suspeitos de vender remédio ilegal contra o câncer são presos no DF
| Foto: FOTO: Polícia Civil/ Divulgação

Distribuída pela USP de São Carlos por causa de decisões judiciais, a fosfoetanolamina é alardeada como cura para diversos tipos de câncer, mas não passou por esses testes em humanos, por isso não é considerada um remédio. Ela não tem registro na Anvisa e seus efeitos nos pacientes são desconhecidos.

A recomendação do ministério é que as pessoas não façam uso da substância até que os estudos sejam concluídos. O ministro Marcelo Castro afirmou ainda que a preocupação da pasta é que as pessoas deixem de lado os tratamentos já estabelecidos para aderir à substância, que ainda não tem eficácia comprovada.

A existência de relatos de cura entre pacientes que recorreram à fosfoetanolamina não comprova a eficácia da substância contra o câncer. Estudos com seres humanos necessários para que uma substância seja considerada um medicamento, chamados testes clínicos, têm planejamento e controle rigorosos, além de um acompanhamento contínuo dos pacientes.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas