Suspeito de matar prefeito de Madeiro é primo da vítima e fugiu após o crime, diz delegado

Delegado Abimael de Sousa esteve no local e ouviu testemunhas. Suspeito é Felipe Anderson, jovem que é filho de um primo do prefeito. Ainda não se sabe o que pode ter motivado o crime

O delegado de Polícia Civil do Piauí Abimael de Sousa informou que o suspeito de matar o prefeito de Madeiro, José de Ribamar Araújo Filho, mais conhecido como Zé Filho (Progressistas), foi identificado como Felipe Anderson, 25 anos, e seria primo de segundo grau da vítima. Ainda não se sabe qual a motivação do crime e o rapaz fugiu e ainda não foi localizado.

"Testemunhas relataram que ele mora a 300 metros do local do crime. Ele teria deixado a moto ligada próximo do carro do prefeito, ficou aguardando ele chegar perto do carro para ir embora e nesse momento chamou o prefeito. Quando ele olhou, o autor disparou o primeiro tiro, que atingiu ele na cabeça. Depois que o prefeito caiu, ele disparou mais dois tiros, subiu na moto e fugiu", descreveu o delegado.

No local, foram recolhidas cápsulas de projéteis que atingiram o gestor e a suspeita é de que ele tenha sido atingido por disparos de revólver. Segundo ele, o caso agora ficará sob responsabilidade do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), de Teresina.

Ainda não se sabe qual a motivação do crime. Segundo o delegado, o pai do suspeito - primo do gestor - fazia parte da gestão anterior à frente da prefeitura e teria sido retirado da administração assim que Zé Filho assumiu. O primo do gestor morreu em 2020 vítima de Covid, segundo o delegado.

Velório

Está sendo realizado na manhã desta segunda-feira (29) o velório do prefeito de Madeiro, na residência do gestor, no bairro Arassá em clima de muita tristeza e comoção pela morte de Zé Filho, que tinha 43 anos.

Assassinato

O prefeito foi assassinado no fim da tarde de domingo (28) quando estava em um campo de futebol no município, a 181 km de Teresina. A cidade Madeiro tem 178,842 km², 8.372 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), e ocupa a posição 80º no ranking das cidades do Piauí em relação a população.

Ainda não há informações como o crime aconteceu. A assessoria de comunicação do prefeito, por meio das redes sociais, informou que Zé Filho foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) após o crime.

Ele foi encaminhado para Hospital Estadual Gerson Castelo Branco, no município de Luzilândia, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

A Polícia Militar foi acionada e agora realiza buscas com o objetivo de localizar o autor do crime.

O prefeito assistia um jogo do Campeonato Madeirense 'Taça Prefeito Zé Filho' quando foi baleado. Ele chegou a publicar no Instagram um vídeo da partida de futebol que estava sendo realizada.

Segundo o delegado Abimael Pereira, titular de Esperantina, o corpo será encaminhado para o Instituto Medicina de Parnaíba e o caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoal (DHPP).

Histórico de Zé Filho

José de Ribamar Araújo Filho nasceu no dia 1º de outubro de 1978 e tinha 43 anos. Ele era motorista, quando foi eleito para vereador em 2014. Em 2020 foi eleito pela primeira vez para o cargo de prefeito após conseguir 62,10% dos votos. Foram 2.994 votos no total. O vice é Pedro Filho, do PP, que tem 36 anos.

Confira a nota da prefeitura:

É com profundo pesar que confirmamos a triste notícia do falecimento do prefeito de Madeiro, Zé Filho, após ser alvejado com disparos de arma de fogo na tarde deste domingo (28) no município.

Zé Filho foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado para Hospital Estadual Gerson Castelo Branco em Luzilândia, mas não resistiu aos ferimentos.

Madeiro perde um grande entusiasta que fazia de tudo para trazer progresso ao município.