Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

SP permitirá só serviços essenciais durante Natal e réveillon

Medida vale para os dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro

Todo o estado de São Paulo irá regredir para a fase vermelha, a mais restritiva do plano de contenção da pandemia do novo coronavírus, durante os feriados de Natal e do Ano-Novo.

A decisão de retroceder todas as regiões do estado foi anunciada nesta terça (22). Todas as regiões ficarão nesta fase durante os dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro.

Leia também

O governo teme um descontrole da pandemia após as festas de fim de ano, já que nas últimas quatro semanas São Paulo registrou um salto de 54% do número de casos e de 34% nos óbitos.

Na fase vermelha, é permitido o funcionamento apenas de atividades consideradas essenciais, como serviços de saúde e supermercados.

"Entre o Natal e Ano Novo não estamos em um período de festas. As medidas que decidimos adotar trazem esse simbolismo, não é momento de aglomeração, de festas", disse Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico.

As restrições foram anunciadas sem a presença do governador João Doria (PSDB), que iniciou nesta terça um recesso de 10 dias.

O índice de pessoas que se diz em quarentena caiu, neste mês, ao menor nível desde o início das medidas para conter a pandemia, em março. No sábado (19), dados das companhias de telefonia móvel mostraram que a taxa de isolamento no estado foi de 40%. O patamar considerado razoável pelo governo é acima de 50%.

Desde de 30 de novembro, todo o estado está na fase amarela, a intermediária entre as cinco, após ter passado 45 dias na fase verde, que permite todas as atividades desde que cumpridos protocolos de higiene, distanciamento social e pequena restrição de horários.

"As medidas que estamos tomando são duras, mas necessárias porque não podemos correr o risco de em 2 semanas chegar ao patamar que os países europeus estão hoje. Precisamos evitar o colapso no atendimento médico", disse João Gabbardo, secretário-executivo do comitê de contenção do coronavírus de São Paulo.

Uma das principais preocupações do governo é com o rápido aumento de internações, especialmente depois de parte dos leitos reservados para casos de Covid-19 ter sido desmobilizada com o decréscimo de casos.

A região de Presidente Prudente foi reclassificada extraordinariamente para a fase vermelha a partir desta terça depois de atingir 83,1% de ocupação dos leitos de UTI. É a única localidade do estado que ultrapassou a marca de 80% de leitos ocupados, por isso, a regressão.

Outra região que preocupa o governo do estado é a da Grande São Paulo, que está com ocupação de 67%. Em todo o estado, a taxa é de 61,9%. ?

Também há preocupação com as regiões de Sorocaba e Registro por conta do aumento de internações em UTI.

Segundo Gabbardo, apesar do esforço e da capacidade do governo em reabrir novos leitos de UTI e enfermaria, atualmente a principal dificuldade para o atendimento médico é a indisponibilidade de profissionais da área da saúde.

"As pessoas perguntam porque não reabrir leitos em hospitais de campanha. Talvez a gente tivesse dificuldade em encontrar profissionais para trabalhar nesses hospitais. A situação agora é diferente do início da pandemia."

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas