Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

SP: hospital usa pele de tilápia para tratar crianças com dedos colados

Em procedimento inédito, crianças com a síndrome de Apert fazem tratamento em hospital de Campinas para separar os dedos

Em procedimento inédito, o Hospital Sobrapar, em Campinas, usou pele de tilápia para tratar e crianças que nasceram com os dedos colados. O tratamento, que ainda está em fase de estudos, já foi realizado no pós-operatório de cinco cirurgias.

De acordo com o estudo, feito em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), a escama do peixe auxilia na recuperação, devido à alta concentração de colágeno, que estimula uma melhor cicatrização.

Leia também

Segundo o cirurgião plástico e vice-presidente do Sobrapar, Cássio Raposo, a pele do peixe diminui a necessidade das famílias permanecerem em Campinas. O procedimento substitui curativos convencionais e reduz o desconforto do paciente.

“Ela (…) diminui o número de curativos, que normalmente a gente troca todos os dias, e diminui a dor dessas crianças”, disse à EPTV, afiliada da Rede Globo.

Além disso, a nova técnica tem uma vantagem: o material é facilmente encontrado por todo o país.

“Ele é o segundo maior peixe em cativeiro do mundo. Depois, a pele é um produto de descarte. Vão para o lixo 99% e 1% é usado em artesanato. Ele tem um ciclo produtivo muito rápido, em torno de seis meses”, explica o cirurgião plástico Edmar Maciel, pesquisador da UFC.

A pesquisa ainda levará seis meses para ser concluída, mas já conta com cinco cirurgias realizadas com sucesso. O hospital atua nas áreas de cirurgias plástica reconstrutiva e crânio-maxilo-facial, além de atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também pacientes em situação de vulnerabilidade socioeconômica de outros países.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas