Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

“Simulador de Escravidão”: Google retira jogo do ar após denúncias

Deputado Orlando Silva afirmou que vai abrir denúncia no Ministério Público pelo crime de racismo contra desenvolvedores do jogo

O “Simulador de Escravidão” foi retirado da loja de aplicativos da Google, nesta quarta-feira (24/5), após uma onda de denúncias de figuras políticas e internautas. O jogo estava disponível na plataforma ao menos desde 22 de maio. Ainda sem explicações, o game saiu do ar.

A premissa do game é criar uma simulação de proprietário de escravos, onde é possível comprar, vender e açoitar pessoas negras em situação de escravidão. O jogo desapareceu da plataforma depois da repercussão da denúncia no perfil do deputado federal Orlando Silva (PCdoB).

Leia também

“Entraremos com representação no Ministério Público por crime de racismo e levaremos o caso até as últimas consequências, de preferência a prisão dos responsáveis”, declarou.

Segundo relatos, no jogo era possível escolher entre duas modalidade de gameplay: tirana ou libertadora. A primeira a proposta é gerar lucro e impedir fugas e rebeliões. Já a segunda aborda a luta pela liberdade e busca pela abolição.

Na plataforma do Google, o jogo contava com mais de mil downloads, quase 70 avaliações além de classificação livre. O jogo foi produzido ela Magnus Games. E, segundo os produtores, o aplicativo foi criado para “fins de entretenimento”. Além disso, eles dizem que “condenam a escravidão no mundo real”.

Mesmo com esse discurso, entre as avaliações do game, um usuário reclamou da “falta de opções de tortura” e ainda recomendou novas funcionalidades para a produtora. Apesar do “ponto falho”, ele deu cinco estrelas (nota máxima na plataforma) para o aplicativo.

Um usuário avalia o jogo em cinco estrelas e pede mais “opções de tortura”
Um usuário avalia o jogo em cinco estrelas e pede mais “opções de tortura” | Foto: Reprodução

Ao abrir o game, uma notificação informa que “todo o conteúdo é fictício e não está vinculado a eventos históricos específicos” e que “todas as coincidências são acidentais”.

“Lista suja” do trabalho escravo chega a 289 empregadores. Veja nomes

No Twitter, o deputado Orlando Silva afirmou que o jogo é “criminoso”. Silva afirmou que vai entrar com uma denúncia no Ministério Público por crime de racismo.

Deputado afirma que vai entrar com uma denúncia no Ministério Público pelo crime de racismo
Deputado afirma que vai entrar com uma denúncia no Ministério Público pelo crime de racismo | Foto: Imagem colorida de tweet do deputado Orlando Silva - Metrópoles

Para o deputado, a disposição do jogo nas plataformas de aplicativo mostra “a urgência da regulação do ambiente digital”.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas