Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Rio 2016 admite erro ao exibir tocha ao lado de onça que foi abatida no AM

Por meio de nota a organização afirma que "cena contraria crenças e valores"

O Tour da Tocha passou dois dias pelo Amazonas. Em seu segundo dia, ainda em Manaus, a chama visitou o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS). Na cerimônia, liderada pelo Exército, o símbolo olímpico posou para foto com duas onças, além de fazer uma trilha na mata. Ao fim, uma das onças que participou do revezamento, Juma, fugiu e foi abatida após tentar atacar um militar.

Por meio de nota o Rio 2016 lamentou o ocorrido e assumiu o erro ao ter permitido a exposição de um animal selvagem em tal cerimônia. Durante o percurso, condutores posaram para fotos e imagens com a tocha e as onças.

Leia também

Poucos minutos depois do fim do revezamento, militares admitiram a fuga de um dos felinos. Algumas pessoas, ainda no local após a cerimônia, ouviram disparos de tiro. Somente ao fim da tarde desta segunda-feira o Comando Militar da Amazônia (CMA) confirmou que uma onça havia sido abatida após tentativas frustradas de sedamento. 

O felino morto, um macho de cerca de sete anos de idade, estava sem permissão para participar do evento. O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) comunicou que não foi solicitada junto ao órgão a autorização da onça Juma para participar do evento da passagem da tocha Olímpica. 

Confira a nota do Rio 2016

Erramos ao permitir que a Tocha Olímpica, símbolo da paz e da união entre os povos, fosse exibida ao lado de um animal selvagem acorrentado. Essa cena contraria nossas crenças e valores. 

Estamos muito tristes com o desfecho que se deu após a passagem da tocha. Garantimos que não veremos mais situações assim nos Jogos Rio 2016.

Ipaam diz que onça não tinha autorização 

Por meio de nota, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) diz que necessita ainda da confirmação, através de resposta oficial da notificação enviada pelo órgão ao CIGS, sobre o que ocorreu no evento e sobre as circunstâncias do acidente. O Ipaam salienta que as medidas cabíveis serão adotadas após a resposta oficial do CIGS ao Ipaam. Confira a íntegra da nota.

"O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) informa que sobre a onça abatida, não foi solicitada junto ao órgão a autorização da onça "Juma" para participar do evento da passagem da tocha olímpica e que necessitamos ainda da confirmação através de resposta oficial da notificação enviada pelo órgão ao CIGS, sobre o que ocorreu no evento e sobre as circunstâncias do acidente. O Ipaam salienta que as medidas cabíveis serão adotadas após a resposta oficial do CIGS ao Ipaam.

A licença ambiental está prevista na Lei Estadual do Amazonas Nº 3785/2012 em seu anexo I item 3701 para jardim zoológico, as licenças previstas são: Licença Prévia, Licença de Instalação e de Operação. O CIGS está em processo de licenciamento após o repasse do processo pelo IBAMA e foi vistoriado em novembro de 2015. O CMA possui licença vigente de mantenedor de fauna silvestre com a vistoria realizada em dezembro de 2015.

Os zoológicos podem abrigar a quantidade de espécies e o número de animais de acordo com os recintos e a capacidade prevista na legislação (IN IBAMA 07/2015). Tendo um papel importante na conservação de material genético, educação ambiental, manutenção de animais que não são passíveis de voltarem ao ambiente natural, por diferentes motivos.

As onças que hoje permanecem em cativeiro no Estado do Amazonas, foram resgatadas da natureza quando ainda filhotes, geralmente pelo óbito da mãe, ocorrido como defesa dos predadores ou pelo tráfico de animais silvestres para serem vendidos e criados sem autorização.

Quanto da destinação destes animais, eles são avaliados por equipe técnica competente e multidisciplinar sobre a possibilidade de retorno a natureza. Na maioria das vezes os animais acabam sendo destinados a mantenedores autorizados e zoológicos, devido à impossibilidade de reabilitação para voltarem ao ambiente natural, por alterações comportamentais, o que as deixariam vulneráveis a retornar para a vida selvagem".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas