Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Recife e Olinda têm protesto, tradição e poesia na segunda de carnaval

Blocos líricos tomaram conta do Marco Zero, saudando o passado. Ladeiras tiveram bloco feminista, famílias e fantasias criativas

A Praça do Arsenal também se rendeu a poesia, comapresentação de grupos como o Boêmios da Boa Vista, fundado em 2007. O Bloco Lírico Artesãos de Pernambuco fez uma homenagem à atriz Geninha da Rosa Borges, que acompanhou a apresentação.

A programação tranquila levou famílias para aproveitar, mais uma vez, a tarde no Bairro doRecife. As primas Larissa, de 5 anos, Isabella, 5, e Gabriela, 4, foram fantasiadas de zika, chikungunya e dengue, respectivamente. "A ideia é fazer com que as pessoas não esqueçam dos cuidados para combater o mosquito", explica a mãe de Larissa, Juliana Freitas.

Leia também

A tradição também mostrou sua força no26º Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto, na Cidade Tabajara, em Olinda. O evento desta segunda reuniu 37 grupos. Turistas de todo o país e até de outros países compareceram à Praça Ilumiara Zumbi para conferir de perto o colorido dos caboclos de lança.

No fim da tarde, em Olinda, era possível ouvir o som da sanfona e pessoas cantando canções de Luiz Gonzaga. Obloco Boi da Macuca, que conta com 27 carnavais, mostrou que não só de frevo é feita a folia pernambucana e que forró não é apenas para a época de São João, arrastando uma multidão pelas ladeiras.

Mais cedo, o bloco feministaVaca Profana trouxe mulheres com os seios à mostraem forma de protesto contra o machismo e o assédio. A ideia surgiu de uma fantasia usada pela produtora de cinema e uma das organizadoras da agremiação, Dandara Pagu. "Me fantasiei de Vaca Profana, em homenagem à música cantada por Gal Costa, no carnaval do ano passado e a partir disso percebi que os dias de folia também eram uma oportunidade de refletir", contou.

As ladeiras de Olinda foram também testemunhasdo amor da aposentada Izete Souza, de 90 anos, pelo carnaval. Preocupada se aguentaria a folia, a idosa foi presenteada pela família com um bloco, chamado "A Véia Debaixo da Cama". Pelo quarto ano consecutivo, a cama feita de canos de PVC acaba criando uma espécie de perímetro seguro, protegendo a adorável dona Izete.

A segunda-feira teve tambémdesfile de bonecos gigantes. As versões do policial federal Newton Ishii, o 'japonês  da federal'; do juiz Federal Sérgio Moro; do músico David Bowie e dos personagens Yoda e Darth Vader, da franquia Star Wars, foram as grandes novidades da apoteose neste ano. Quem também ganhou uma versão gigante foi odeputado federal Jair Bolsonaro? mas esse gigante foi criação dos admiradores do político.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas