Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Quem são os acusados de escravizar idosa em SP

A médica Maria de Fátima Nogueira Paixão e o empresário Hamilton José Bernardo são acusados de manter idosa em trabalho análogo à escravidão

A médica Maria de Fátima Nogueira Paixão e o empresário Hamilton José Bernardo são acusados de manter idosa de 82 anos em trabalho análogo à escravidão na residência do casal em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Os dois foram acusados de exploração pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e respondem à ação civil pública. O casal mora em uma casa no bairro tradicional Ribeirânia e tem três filhos, que são médicos.

Leia também

Reparação do abuso

Uma decisão judicial obtida pelo MPT determinou, na sexta-feira (2/12), o bloqueio de bens da médica e do empresário. O valor de R$ 815 mil será transferido para a idosa, com objetivo “reparar uma vida inteira de submissão e abusos praticados” pelos réus, diz o MPT.

A transferência de um carro pertencente ao casal também já foi alvo do bloqueio. A investigação do MPT começou após uma denúncia anônima.

Vítima

Devido a sua idade, a vítima tinha o Benefício Previdenciário Continuado (BCP). Porém, a idosa não tinha sequer acesso ao seu cartão de saque, que ficava sob a responsabilidade da patroa.

A mulher negra e analfabeta trabalhou durante 27 anos “sonhando em ter uma casinha”. Os acusados a enganavam dizendo que “estavam guardando o dinheiro” para ela. Em depoimento, a idosa disse que “não conhecia dinheiro”.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas