Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Publicidade na remessa de vacinas pode ter atrapalhado negociação com Índia

Índia pediu discrição do governo brasileiro para que operação fosse concretizada, mas governo não cumpriu

De acordo com a CNN, a Índia relatou às autoridades brasileiras que estava receosa com o impacto que o envio de 2 milhões de doses de vacina teria na opinião pública interna, tendo em vista que, por lá, a campanha de vacinação está começando.

Por essa razão, o governo indiano pediu discrição por parte do governo brasileiro, que, em vez disso, comemorou publicamente o aval da Índia para que a operação fosse feita.

Leia também

A avaliação de autoridades federais é de que houve uma precipitação no processo, que acabou atrapalhando as negociações.

O impasse fez com que a operação passasse a ser coordenada pela Casa Civil, e não mais pelo Ministério da Saúde e pelo Itamaraty. Nesta sexta-feira (15), técnicos das três pastas se reuniram no Palácio do Planalto para tentar buscar uma saída.

A expectativa atualizada é a de que o avião chegue ao Brasil na terça-feira, dia 19. Mas não há certeza quanto a isso, nem quanto à quantidade de doses que serão encaminhadas.

Esse cenário ajuda a entender por que o Ministério da Saúde acabou requisitando, também na tarde da sexta-feira, todos os 6 milhões de doses da Coronavac para que a vacinação comece logo. Isso, claro, depois que a Anvisa liberar.

Um militar ressaltou que a campanha de vacinação na Índia só começará neste sábado (16), o que tornaria ainda mais complicada o envio das doses para o Brasil.

"É como se o governo brasileiro anunciasse, agora, diante da situação de Manaus, a exportação de oxigênio produzido aqui", comparou.

O avião arrendado pelo governo brasileiro para transportar as doses da vacina continua parado no aeroporto de Recife (PE).

O Ministério da Saúde não revelou quanto foi gasto no arrendamento do Airbus A330neo da Azul. A empresa informou ter sido escolhida em uma tomada de preços, um BID.

No último dia 13, o Ministério das Relações Exteriores divulgou nota em que previa a chegada do avião ao Rio, com as doses, para este sábado (16).

*com informações da CNN Brasil

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas