Professores criam vaquinha e ajudam alunos pobres com inscrição no PAS
A taxa do PAS custa R$ 133,88, e muitos estudantes não têm condições de bancar o valor. Pensando nisso, educadores iniciaram uma campanha
Divulgação/Sejus-DF

Uma vaquinha foi criada por professores do Centro de Ensino Médio 02 (CEM02), de Sobradinho, com intuito de ajudar alunos que não têm condições financeiras de realizar o Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) para ingressarem na Universidade de Brasília (UnB). A taxa do exame custa R$ 133,80. A vaquinha foi iniciada na segunda-feira (2) e terminará na quarta-feira (11), período em que as inscrições serão finalizadas.
O professor de filosofia Henrique Fróes, 46 anos, foi quem teve a ideia e sugeriu aos demais docentes. Segundo ele, muitos estudantes do centro educacional não fizeram a prova no ano de 2022 por não conseguirem a gratuidade e por não terem condições de arcar com a taxa. “Para incentivá-los a fazerem o PAS, falamos para eles realizarem as inscrições e depois iríamos ver como iríamos pagar. Foi aí que surgiu a ideia da vaquinha” afirmou Henrique.
Pelo menos sete alunos do turno vespertino foram selecionados e serão beneficiados, mas ainda há um levantamento para o turno matutino, e Henrique espera que mais de 20 alunos no total sejam agraciados por este ato de solidariedade. O educador ainda alerta que existem muitas dificuldades além da falta de dinheiro. “A gente faz uma força-tarefa em épocas de PAS, porque os alunos necessitam da ajuda não só para o pagamento, mas para enviarem documentos e informações necessárias para a inscrição”.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://4et.us/rvw00p